Após a aprovação do Plano de Atividades e Orçamento 2012, a Federação Portuguesa de Orientação acaba de divulgar os Projectos das Seleções Jovem e Sénior de Orientação Pedestre para o ano em curso. Fortemente marcados pelo panorama de constrição financeira geral, os projectos a desenvolver procuram responder da melhor forma às aspirações de todos e ambicionam traduzir-se na obtenção de resultados no plano internacional.
No passado dia 30 de Dezembro, a Direção Técnica Nacional da Federação Portuguesa de Orientação tornou público os Projetos das Seleções Nacionais Jovem e Sénior de Orientação Pedestre. No tocante às Seleções Nacionais Jovens, em causa está todo um plano de preparação com vista à representação da Seleção Nacional no Campeonato da Europa de Jovens EYOC 2012 (França) e no Campeonato do Mundo de Juniores JWOC 2012 (Eslováquia).
Uma análise cuidada do documento permite perceber que a principal aposta centra-se no evento de França (que terá lugar em Bugeat, de 28 de Junho a 1 de Julho), com a realização de 6 estágios em solo português, um estágio em França por alturas da Páscoa e ainda provas de adaptação aos terrenos, igualmente em França, nas vésperas do evento. O número de atletas que representarão Portugal no EYOC 2012 será de 8, havendo ainda a possibilidade de poderem integrar a comitiva mais alguns atletas (a divulgar na convocatória a 04 de Maio), embora a expensas próprias. Quanto aos atletas que representarão Portugal no JWOC 2012, o seu número baixa drásticamente para 3, havendo também aqui a possibilidade de mais alguns poderem rumar à Eslováquia, ainda que a expensas próprias.
ADFA e GD4C, os maiores municiadores
A seleção dos atletas será feita por escolha directa da Comissão Técnica de Orientação Pedestre, composta pelos técnicos Bruno Nazário, Norman Jones e Hélder Ferreira. Não existindo provas específicas de seleção para o EYOC e o JWOC, serão tidos em conta diversos critérios, entre os quais a observação dos atletas ao longo dos estágios e em provas da Taça de Portugal, com especial relevância para aquelas que terão lugar em Viseu (18 a 21 de Fevereiro), Córdoba (24 e 25 de Março) e Terras do Bouro (28 de Abril a 01 de Maio).
No tocante ao primeiro estágio do Grupo de Seleção Jovem 2012, que terá lugar na Marinha Grande nos próximos dias 21 e 22 de Janeiro, estão convocados 30 atletas distribuídos equitativamente pelos escalões H16, D16, H18, D18, H20 e D20. São onze os clubes que fornecem atletas ao Grupo de selecção, com destaque para ADFA e GD4C que, com seis atletas cada, são os seus principais municiadores. Seguem-se o CPOC com cinco atletas e o GafanhOri com quatro. O Clube de Orientação do Minho (.COM) e o COC têm dois atletas seus no Grupo de Seleção, enquanto o CLAC, Ginásio CF, GDU Azoia, CN Alvito e Ori-Estarreja fornecem um atleta cada.
D16 Beatriz Moreira CPOC Daniela Pires ADFA Inês Alves GD4C Joana Fernandes .COM Maria Firmino CPOC | H16 António Ferreira COC Bernardo Pereira ADFA Daniel Catarino CLAC Diogo Barradas CPOC João Novo .COM |
D18 Ana Anjos GafanhOri Carolina Delgado GD4C Catarina Dias GD4C Inês Domingues COC Vera Alvarez CPOC | H18 Filipe Augusto ADFA Luís Silva ADFA Miguel Ferreira ADFA Samuel Leal GCF Tiago Baltazar GDU Azoia |
D20 Inês Pinto GafanhOri Joana Costa GD4C Mariana Moreira CPOC Rita Rodrigues GafanhOri Susana Alves GD4C | H20 Fábio Silva ADFA Hélder Marcolino GD4C João Figueiredo CN Alvito Pedro Silva GafanhOri Rafael Miguel Ori-Estarreja |
Selecções Nacionais Seniores
Quanto ao Projecto para as Seleções Nacionais Seniores de Orientação Pedestre, leva em conta o facto do escalão sénior constituir o pico da pirâmide e ser nele que o nível de experiência dos atletas se revela essencial para a a obtenção de resultados relevantes. Desta forma, o projeto está desenhado de acordo com um plano plurianual 2012-2016, que terá no Campeonato da Europa EOC 2014, a disputar no nosso País, um dos seus principais enfoques. O plano de preparação tem como meta a curto prazo a presença da seleção nos Mundiais de Lausanne (Suiça) WOC 2012, com três estágios em solo português, um nos Campeonatos de Espanha (período da Páscoa) e um na Suiça, durante a Taça do Mundo, cerca de duas semanas antes dos Mundiais.
De acordo com os princípios do documento, a seleção possui atá à data apenas dois atletas com critérios para integrar a equipa A. São eles Miguel Reis e Silva (CPOC) e Diogo Miguel (Ori-Estarreja), ambos graças às excelentes prestações nos Mundiais de França WOC 2011 e que lhes valeram a presença na final A da prova de Sprint. Quanto à equipa de Desenvolvimento – ter uma pontuação acima dos 950 pontos numa prova WRE nos últimops 12 meses é um dos critérios -, ela é composta, até ao momento, pelos seguintes atletas: João Mega Figueiredo (CN Alvito), manuel Horta (GafanhOri), Paulo Franco (COC), Tiago Aires (GafanhOri) e Tiago Leal (GafanhOri).
Os documentos podem ser lidos na íntegra em Projeto Seleções Nacionais Sénior 2012 e em Projeto Seleções Nacionais Jovem 2012.
Saudações orientistas.
JOAQUIM MARGARIDO
Sem comentários:
Enviar um comentário