terça-feira, 6 de maio de 2008

TIOMILA 2008 (PARTE I)


Agora que parecem ter partido as últimas neves do Inverno, está de regresso a Orientação Pedestre aos países nórdicos. Quem conseguiu despender algum do seu tempo a navegar na blogosfera pôde constatar como o mês de Abril foi integralmente dominado por um acontecimento que marca, por assim dizer, o recomeço da época: a 10Mila. Ou, se preferirem, “Tiomila”, bem ao jeito sueco.

A edição 2008 da Tiomila trouxe algumas alterações, procurando adoptar o “modelo Jukola” e ir ao encontro dum público mais numeroso. Assim, mantiveram-se as provas para os escalões jovens, de senhoras e de homens, mas criou-se uma “prova aberta”, em detrimento da prova para veteranos, e na qual puderam participar atletas federados e não-federados, estes últimos até aqui impossibilitados de concorrer. Foi assim possível atingir números absolutamente fantásticos, ultrapassando os sete milhares de participantes, com 341 equipas de 10 elementos na prova principal masculina e 366 equipas de 5 elementos na prova feminina.

As 10:30 de sábado, 26 de Abril, viram arrancar um evento que se prolongaria pelo dia fora e noite seguinte, vindo a terminar já perto das 8:30 de domingo. Foi nas imediações do Castelo de Rosersberg, na cidade de Märsta, cerca de 30 quilómetros a norte de Estocolmo, que se desenrolou uma das provas mais emblemáticas da Orientação mundial. A Prova Aberta marcou o início das hostilidades, com 96 equipas de 3 elementos cada a atingirem o final da prova, enquanto outras 29, por razões de ordem vária, ficariam pelo caminho. A vitória coube à turma sueca do Ronneby OK, composta pelos jovens Olof Hedberg e Björn Edvinsson e pelo veterano Jacob Svensson, com o tempo de 1:28:32.

RONNEBY OK (Jacob Svensson / Olof Hedberg / Björn Edvinsson) 1:28:32
ALFTAPRODUKTER AB (Stefan Hedlund / Peter Hammarström / Stefan Carlsson) 1:29:56
OK NYLUND (Aapo Nylund / Simeoni Nylund / Juhani Nylund) 1:31:00
SYNSAM LYSEKIL (Göran Olsson / Malin Widén / Hakan Flingmark) 1:31:52
VÄSBY OK (Kristofer Thorslund / Johan Carlenstam / Bengt Eriksson) 1:32:24

Ao início da tarde disputou-se a 17ª edição da Estafeta Jovem. 350 equipas, de quatro elementos cada, atacaram com determinação a grande prova sueca dispostas a saborear a vitória final. A prova foi marcada por constantes alterações na liderança, com Christer Garpelund, da turma sueca do KFUM Örebro OK a dominar o primeiro percurso, Anders Resell (Nydalens Skiklub) o segundo e Jonas Börg (Södertalje – Nykvarn) o terceiro.

Na entrada para o último percurso, a vantagem pertencia à turma do IK Hakarpspojkarna, com 0:36 de vantagem sobre o Fossum IF e 1:08 sobre o Kongsberg O-lag. Mas estava para acontecer um enorme volte-face e o último percurso revelar-se-ía impróprio para cardíacos. Matti Saari, da equipa finlandesa do Turun Suunnistajat, viria a recuperar da 10ª posição com 3:14 de desvantagem, o mesmo acontecendo com Kalle Bergman, dos suecos do OK Ravinen, na 13ª posição a 3:51 dos primeiros. O início demolidor de Saari e Bergman colocaria as respectivas equipas na calha para a vitória final, assistindo-se, na segunda metade do percurso, a uma luta titânica entre os dois contendores. Paulatinamente, Bergman foi-se aproximando de Saari, mas o seu esforço seria inglório. Na linha de meta, a vantagem de Matti Saari cifrar-se-ía em escassos 10 segundos, ainda assim suficientes para assegurar a vitória para as hostes finlandesas. Com apenas 47 segundos a separarem as seis primeiras equipas, estava dado o mote para as duas principais provas do programa que se seguiram.

TURUN SUUNNISTAJAT (Samuli Koskinen / Laura Neuvonen / Tuulia Viberg / Matti Saari) 1:56:21
OK RAVINEN (Annie Forsberg / Ida Kallur / Emil Granqvist / Kalle Bergman) 1:56:31
RAUMAR O-LAG (Magne Haga / Anikken Alnaes / Line Maria Haugen Melbye / Eskil Kinneberg) 1:56:35
FOSSUM IF (Gunvor Hov Høydal / Marit Bjerkreim / Johannes Hov Høydal / Borger Melsom) 1:56:47
LILLOMARKA O-LAG (Erik Skoglund Godal / Siri Kollerud / Andrine Benjaminsen / Adam Gottfridsson) 1:57:08 .


[Saiba os resultados completos, clicando no logotipo]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: