terça-feira, 13 de maio de 2008

OS VERDES ANOS: VERA ALVAREZ


Campeã Mundial de Orientação Escolar na Distância Média, Vera Alvarez (EB 2,3 da Sarrazola / CPOC) é a convidada de honra da rubrica "Os Verdes Anos", que hoje se estreia.


Este Campeonato do Mundo foi a minha primeira representação nacional. Fiquei muito feliz por Portugal ter conseguido dois terceiros lugares por equipas e de ter contribuído para isso. A prova de Distância Média correu-me bem, sem qualquer erro técnico. Quanto à corrida, estava muito bem preparada fisicamente. À chegada da prova, com o tempo que tinha feito, sabia que tinha hipótese de obter uma boa classificação. Como chovia imenso e estava muito frio, apanhei de imediato o primeiro transporte para o local de alojamento, a mais de uma hora de caminho, juntamente com outros atletas que já tinham terminado. Logo, só soube o resultado algum tempo depois, quando me conseguiram contactar. Em Portugal, estavam “on-line” a acompanhar tudo. Acho que fui a última a saber… Nem queria acreditar que era campeã do mundo!...


… E o Luís vice-campeão. Foi uma sensação inesquecível, um orgulho incrível que me motiva e dá força para continuar a treinar muito. Por outro lado foi compensador, pois esta época tem sido difícil para mim. Estou a competir, em Portugal, no escalão acima da minha idade, com atletas de elevado nível e grandes amigas minhas, o que tem sido um desafio. Tive, entrentanto, uma lesão num pé que, felizmente, já está recuperada.


Treino seis dias por semana, três dos quais na minha escola. Só descanso à 2ª Feira, dia em que aproveito para nadar. À 4ª Feira fazemos treino técnico, nos restantes treino de corrida. Para além das provas do Desporto Escolar com a equipa da escola, participo com o meu clube de sempre, o CPOC, nas provas federadas e nos estágios. Pratico Orientação desde os nove anos por influência familiar e porque gosto. A minha mãe é a professora responsável pela Orientação da Escola e o meu irmão é um dos melhores atletas da Elite. O apoio da minha família e do meu Clube têm sido fundamentais.


Na escola tenho tido sempre boas notas e desde o 5º Ano que pertenço ao Quadro de Mérito Académico. O facto de ter o tempo muito ocupado obriga-me a ser mais responsável e a gerir o meu estudo de forma organizada. As minhas disciplinas preferidas são, para além da Educação Física, a Matemática e as Ciências. Tenho excelentes professores. Já ganhei duas vezes as Olimpíadas da Matemática no meu ano. No futuro, penso tirar um curso universitário na área das ciências, mas ainda não me decidi.


Aquilo que mais gosto de fazer é estar com os meus amigos e conhecer os locais espectaculares que este desporto me proporciona. Por tudo isto, espero continuar a ter a oportunidade de me “orientar” e recomendo esta prática saudável a todos, quer seja a competir, quer seja na vertente do lazer, dependendo do gosto de cada um. Vem para a floresta, pega num mapa e numa bússola e… Orienta-te!”


Vera Alvarez

EB 2,3 da Sarrazola (Colares)

Campeã Mundial de Orientação Escolar 2008



Periodicamente, aqui procurarei trazer as reflexões daqueles que, um pouco por toda a parte, vão despontando para a modalidade e mostrando as suas reais aptidões e capacidades. Fico à espera dos vossos comentários.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: