quinta-feira, 22 de maio de 2008

1º TROFÉU DO SABUGUEIRO FOI UM ÊXITO


Depois dos enormes sucessos que constituíram as duas primeiras edições do OriGafanhoeira (07.10.2007 e 24.02.2008), a Sociedade Recreativa de São Pedro da Gafanhoeira tomou sobre os ombros a responsabilidade de levar por diante um projecto ainda mais ambicioso. Assim nasceu o 1º Troféu do Sabugueiro, que teve lugar no passado fim-de-semana, na aldeia com o mesmo nome, no concelho de Arraiolos.

A Barragem da Estrelada foi o palco escolhido para um programa composto por duas provas de Distância Média e uma prova de Sprint, distribuídas pelos dois dias e a contar para o II Troféu Ori-Évora Pedestre. Divididos pelas categorias de “Fácil”, “Médio”, “Difícil” e “Iniciação”, os participantes de ambos os sexos tiveram à sua disposição três mapas novos de “zonas nunca antes navegadas", com muitos detalhes rochosos e de relevo, em percursos tecnicamente exigentes.

Isabel Monteiro (COC) e Miguel Morais (CPOC) foram os vencedores nos escalões “Difícil”. Ana Coradinho e Fábio Coradinho, atletas juvenis do SRSP Gafanhoeira, fizeram as “honras da casa” e venceram nos escalões “Médio” . Também nos escalões “Fácil” foi possível ver dois atletas do SRSP Gafanhoeira, José Canoa e Ana Gaio, ocuparem o lugar mais alto dos respectivos pódios. Finalmente, na Iniciação, a dupla Ana Lopes / Inês Correia (UFC Sabugueiro) levou de vencida toda a concorrência.

Lançada com o intuito de divulgar a modalidade e de a trazer para mais perto das populações, a prova de Sprint urbano no Sabugueiro constituiu uma enorme surpresa para os participantes. Com a maior parte do percurso a ter lugar na encosta de floresta anexa à aldeia, num mapa rico em detalhes rochosos e pormenores de vegetação, a vitória nos escalões mais competitivos coube, em masculinos, a Tiago Romão (COC) e em femininos, à surpreendente e sensacional atleta juvenil da SRSPGafanhoeira, Ana Coradinho. Refira-se, a propósito, que o número total de participantes ascendeu a 156, no cômputo das duas provas de Distância Média, enquanto a prova de Sprint foi disputada por 114 atletas.


Para além do Programa Desportivo, realce para o facto de, nos dois dias de provas, os participantes terem sido brindados com almoços gratuitos que tiveram o apoio da Junta de Freguesia do Sabugueiro e da Câmara Municipal de Arraiolos. Este foi mais um aspecto que em muito contribuiu para tornar ainda maior o êxito que foi esta 1ª edição do Troféu do Sabugueiro.





A dinâmica equipa liderada por Tiago Aires e Raquel Costa está imparável e lança já um convite para os próximos dias 14 e 15 de Junho, por altura do evento de Orientação “Tapete na Rua 2008”, organizado em conjunto com a ADFA e a contar para a Taça FPO Sul. Serão três provas em dois dias, em três mapas novos com terrenos de competição de elevada qualidade. Haverá almoço convívio gratuito, Orientação na bonita vila de Arraiolos e muitas outras surpresas. Perante tais argumentos, é quase impossível recusar!

Consulte os resultados completos em http://www.srgafanhoeira.pt/sabugueiro/resultados.html

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

[Foto de Ana Coradinho, gentilmente cedida por Hugo Borda d’ Água]


Sem comentários: