quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Raid Aventura de Idanha 2015: Triunfos de Los Martinez - Tierra Trágame e dos irmãos Marques na derradeira etapa da Taça de Portugal de Corridas de Aventura



Com a realização do Raid Aventura de Idanha 2015, chegou ao fim a temporada oficial de competições pontuáveis para a Taça de Portugal nas quatro disciplinas tuteladas pela Federação Portuguesa de Orientação. Numa altura em que as atenções se viram já para a próxima temporada, a nota de destaque vai para as turmas “Los Martinez – Tierra Tragame” e “Os Marques”, vencedores em Idanha nos escalões de Aventura e Promoção, respetivamente, e para o “Arouplás – CUCUteam”, o grande vencedor da Taça de Portugal de Corridas de Aventura 2015.


Cotando-se como um dos Municípios do País mais ativos em matéria de eventos de Orientação da presente temporada, Idanha-a-Nova recebeu no passado fim de semana o “Raid Aventura de Idanha 2015 / Challenger de Penha Garcia”, prova pontuável para o Ranking da Taça de Portugal de Corrida de Aventuras e que colocou um ponto final na presente temporada. Organizada pela Associação dos Deficientes das Forças Armadas, Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e Federação Portuguesa de Orientação, o evento chamou àquele município raiano um total de 23 equipas de competição, 10 no escalão de Aventura e 13 no escalão de Promoção. É importante destacar a presença da Seleção Nacional de Prientação em BTT, com um total de cinco equipas, conferindo um significativo impulso ao escalão de Promoção. A este propósito, Alexandre Reis, Diretor Técnico do evento, faz questão de “louvar a visão estratégica do selecionador nacional, Daniel Marques, que ao promover um estágio para uma prova de aventura, quebrou alguns mitos e aproveitou valências de outra disciplina para proporcionar aos seus atletas outras experiências, fortalecer o espírito de grupo, de sacrifício e, ao mesmo tempo, treinar.”

A competição assentou arraiais em Penha Garcia no sábado e em Proença-a-Velha no domingo, comn todas as etapas a terem como ponto de partida e de chegada o mesmo local. Mais espetáculo, maior visibilidade da modalidade junto da população local e menor impacto logística, tanto para as equipas como para quem teve de arcar com a tarefa de levantar um evento exigente, foram aspetos importantes que tiraram o devido partido desta solução organizativa. No sábado, para além da etapa de canoagem e score 100, as equipas tiveram oportunidade de voltar aos terrenos dos campeonatos da Europa de Orientação em BTT 2015, com duas etapas desta disciplina. No domingo, foi a oportunidade de regressarem ao terreno da última prova da Taça de Portugal por ali realizada.

Quanto à competição propriamente dita, importa referir que, no escalão de Aventura, a turma espanhola Los Martinez – Tierra Trágame teve na turma do Millennium BCP1 um concorrente à altura, com ambas as equipas empatadas em pontos no final da 4ª etapa. Foi apenas na 5ª etapa – um segmento de Orientação em BTT noturno a encerrar o primeiro dia de provas – que os espanhóis lograram distanciar-se ligeiramente dos seus adversários diretos, segurando depois a escassa vantagem de dois pontos nas duas etapas que preencheram o segundo dia de provas. No escalão de Promoção, foram três as equipas que lutaram afincadamente entre si pela vitória, conseguindo o pleno nas cinco etapas disputadas e terminando empatadas entre si com o mesmo número de pontos. Venceram Os Marques – com Daniel Marques e Guilherme Marques, dois dos melhores orientistas em BTT nacionais –, graças à superior rapidez das suas prestações, deixando os seus adversários diretos a distâncias consideráveis. Importa referir, ainda que de forma provisória e enquanto se aguarda a publicação do Ranking Final da Taça de Portugal de Corridas de Aventura 2015, que o Arouplás CUCUteam é o grande vencedor da temporada, seguido das turmas do Exército 1 e Sulslowly – Sagres Centro das Descobertas.


Resultados

Escalão Aventura
1. Los Martinez – Tierra Trágame – 77 CPs (16:50:28)
2. Millennium BCP1 – 74 CPs (17:20:57)
3. Arouplás CUCUteam – 70 CPs (17:27:06)
4. Exército 1 – 63 CPs (18:36:43)
5. Escola Naval – 60 CPs (16:38:47)
6. CSS Pinhal Frades – 60 CPs (16:57:04)

Escalão Promoção
1. Marques – 51 CPs (17:03:04)
2. Barreiro Esteves – 51 CPs (19:21:03)
3. Simões Loução – 51 CPs (19:53:33)
4. Mateus – 46 CPs (15:59:59)
5. PRN – 42 CPs (16:18:10)
6. Arouplás – CUCUteam 2 – 42 CPs (20:24:52)

Resultados completos e demais informações em http://raid-idanha2015.weebly.com/classificaccedilotildees.html.

[Foto gentilmente cedida por Alexandre Reis / plus.google.com]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: