quarta-feira, 18 de novembro de 2015

City Race Euro Tour 2015: Ranking final com vitórias de Jack Kosky e Merill Mägi



Eduardo Gil Marcos e Violeta Feliciano Sanjuan foram os grandes vencedores da derradeira etapa do City Race Euro Tour 2015, disputada no passado domingo, em Sevilha. As boas prestações de Jack Kosky e Merill Mägi nesta etapa permitiram-lhes garantir a vitória no Ranking final da segunda edição do City Race Euro Tour.


Com a realização da etapa de Sevilha, chegou ao fim a segunda edição do City Race Euro Tour. O certame teve o seu início em Antuérpia, no passado dia 06 de setembro, estendendo-se depois a Londres, Porto, Cracóvia e Barcelona, para terminar na capital da Andaluzia no passado domingo. A nota de exito desta derradeira etapa é dada pela excelente participação de cerca de 1200 atletas de 18 países, mas também pela apresentação desta modalidade a três centenas de participantes locais, pela notável mobilização dum elevado número de órgãos de comunicação social, nomeadamente a televisão, e pela eleição criteriosa dos percursos, combinando na perfeição o rigor técnico e o desafio da orientação com uma “visita guiada” a uma cidade de encantos mil.

O City Race Euro Tour Sevilha 2015 foi apenas uma das três etapas – curiosamente a última – desse evento maior que foi o Sevilha O' Meeting 2015. Disputada no casco histórico de Sevilha, sob percursos de Distância Longa, a prova viu os espanhóis Eduardo Gil Marcos (Tjalve) e Violeta Feliciano Sanjuan (Colivenc) triunfarem nos escalões de Elite Masculina e Feminina, respetivamente. A vitória de Eduardo Gil Marcos consumou-se após tremenda luta com o alicantino Antonio Martínez Pérez (Colivenc), batido pela escassa margem de 8 segundos. A terceira posição coube a outro grande senhor da Orientação Pedestre espanhola, Andreu Blanes Reig (Colivenc), ficando as quarta e quinta posições com os portugueses Tiago Gingão Leal (GD4C) e Tiago Martins Aires (GafanhOri). Quanto às senhoras, o triunfo de Violeta Feliciano Sanjuan não sofre contestação, deixando as suas colegas de equipa, Alicia Gil Sanchéz e Natalia Gurchenkova, respetivamente segunda e terceira classificadas, a uma distância próxima dos dois minutos. A portuguesa Raquel Costa (GafanhOri) concluiu na quarta posição.

Refira-se, a título de curiosidade, que Andreu Blanes Reig e António Martinez Pérez venceram, respetivamente, as etapas de Distância Média e de Sprint do Sevilha O' Meeting 2015, no que à Elite Masculina diz respeito, tendo Raquel Costa levado de vencida ambas as etapas referidas no escalão de Elite Feminina. No somatório de pontos das três etapas, Andreu Blanes Reig e Raquel Costa foram os grandes vencedores do Sevilha O' Meeting 2015. Quanto ao Ranking final do City Race Euro Tour 2015, apesar de não se encontrar oficialmente publicado, é possível afirmar que o triunfo no escalão de Elite Masculina pertenceu ao britânico Jack Kosky, do Clube UDOC (8º classificado em Sevilha), seguido do seu compatriota Mark Burley (Bristol Orienteering) e do belga Dieter Coen (TROL). Quanto à Elite Feminina, a vitória sorriu à estoniana Merill Mägi, da turma OK Kape (5ª classificada em Sevilha), seguida da sua compatriota Maiki Jaadmaa (OK Võru) e da norueguesa Lone Karin Brochmann (Bækkelagets SK).


Resultados
City Race Euro Tour Sevilha 2015

Elite Masculina
1. Eduardo Gil Marcos (Tjalve) 50:08 (+ 00:00)
2. Antonio Martínez Pérez (Colivenc) 50:16 (+ 00:08)
3. Andreu Blanes Reig (Colivenc) 51:06 (+ 00:58)
4. Tiago Gingão Leal (GD4C) 51:45 (+ 01:37)
5. Tiago Martins Aires (GafanhOri) 53:50 (+ 03:42)
6. Clément Demeuse (C.O. Liège) 56:27 (+ 06:19)

Elite Feminina
1. Violeta Feliciano Sanjuan (Colivenc) 50:23 (+ 00:00)
2. Alicia Gil Sánchez (Colivenc) 52:09 (+ 01:46)
3. Natalia Gurchenkova (Colivenc) 52:15 (+ 01:52)
4. Raquel Costa (GafanhOri) 53:29 (+ 03:06)
5. Merill Mägi (OK Kape) 54:08 (+ 03:45)
6. Carolina Delgado (GD4C) 55:11 (+ 04:48)

Vencedores outros escalões
Jovens M/F – Miguel Garrido Corral (Veleta) e Nerea González Peña (Toledo-O)
Juniores M/F – Elmar Montero Cárceles (GODIH) e Maria Prieto Del Campo (Malarruta)
Veteranos M/F – Santiago Jiménez Molina (GOCAN) e Marion Büchli (Swiss O-Tours)
Superveteranos M/F – James Crawford (GO) e Delia Kingsbury (WRE)
Ultraveteranos M/F – Mike Godfree (DVO) e Liz Godfree (DVO)

Informações e resultados completos em http://sevillaomeeting.es/en/.

[Foto: Juan David Pérez-Caballero / picasaweb.google.com]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: