sábado, 7 de novembro de 2015

Campeonato Nacional Absoluto 2015: Tiago Gingão Leal e Mariana Moreira, os mais rápidos nas qualificatórias



Com as boas graças de S. Pedro, decorreu esta manhã no Bom Sucesso a etapa qualificatória do Campeonato Nacional Absoluto 2015. Tiago Gingão Leal e Mariana Moreira foram os mais rápidos e serão eles os últimos a partir no dia de amanhã, naquela que será a derradeira final da temporada.


Sol e céu azul, uma floresta a resplandecer de verde, o aroma do mar e terrenos a pedir para neles se correr a sério, foi este o cenário encontrado na manhã de hoje pelos cerca de quatrocentos participantes que fizeram questão de marcar presença no último grande evento da temporada. Com organização da Associação Desportiva do Mondego – Ori-Mondego, Federação Portuguesa de Orientação, Câmara Municipal da Figueira da Foz e Junta de Freguesia do Bom Sucesso, o Campeonato Nacional Absoluto 2015 viu cumpridas as suas séries qualificatórias, em percursos desenhados sobre Distância Média.

No setor masculino, Tiago Gingão Leal (GD4C) foi o mais rápido, completando a sua prova com o tempo de 34:34. Tiago Martins Aires (GafanhOri) garantiu a segunda posisção com 35:25, cabendo a Rafael Miguel (Ori-Estarreja) o terceiro melhor tempo com 36:55. O registo de Tiago Gingão Leal colocou a fasquia para o apuramento nos 57:36, um tempo batido por 64 atletas, dos quais 60 marcarão lugar na grande final de amanhã. Entre os apurados, Tomás Lima (COC) foi o último a carimbar o passaporte, cabendo a Nuno Santos (GD4C) a “fava” deste “Bolo-Rei”, quedando-se de fora do lote de finalistas por 25 segundos apenas. Tomás Lima foi o mais jovem atleta a garantir uma presença na final, cabendo a Albano João (COC) a “responsabilidade” de ser amanhã o mais veterano em prova.

Quanto às senhoras, Mariana Moreira (CPOC) garantiu, com o tempo de 33:34, o melhor registo, seguida de Raquel Costa (GafanhOri) e Vera Alvarez (CPOC), com mais 01:14 e 03:36 que a vencedora, respetivamente. O tempo de Mariana Moreira colocou a fasquia do apuramento para a final nuns “puxados” 55:56, marca que apenas 28 atletas lograram superar. Com 56 segundos abaixo do registo exigido, Beatriz Esteves (CO) foi a última atleta a carimbar o passaporte para a final, cabendo a Cristina Santos (GafanhOri) o “prémio do azar”, ficando de fora da final por 01:34. Beatriz Esteves será amanhã a mais jovem atletas a marcar presença na final, enquanto as mais veteranas serão Helena Sousa (OriMarão) e Paula Rodrigues (CMo Funchal).

Resultados completos e demais informações em http://cna2015.admondego.pt/.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido
  

Sem comentários: