sábado, 24 de outubro de 2015

WTOC 2015: Exposição coletiva de fotografia inaugurada em Zagreb



Encontra-se patente ao público, na sede do clube croata de Montanhismo HPD “Zagreb-Matica”, uma exposição de fotografia que recorda alguns dos mais belos momentos do recente WTOC 2015, disputados na Croácia. A inauguração teve lugar na noite de ontem e serviu de pretexto para o reencontro de muitos dos elementos que fizeram parte do núcleo organizativo dos Campeonatos do Mundo e para a revisitação dum precioso tempo de comunhão e partilha.


A sede da sociedade croata de Montanhismo Hrvatsko Planinarsko Društvo “Zagreb-Matica” foi palco, ao início da noite de ontem, dum evento singular. Ao encontro das memórias, dos lugares e das gentes que fizeram o Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão WTOC 2015, disputado em Zagreb e Karlovac no passado mês de Junho, teve lugar a inauguração da exposição coletiva de fotografia da autoria dos fotógrafos Branka Dimić, Senke Jurković Gros, Mladen Fliss e Čedomil Gros, complementada pelo filme de Velimir Brezar. As palavras de abertura estiveram a cargo de Anton Bikić, Presidente do HPD “Zagreb-Matica” e anfitrião da exposição. Čedomil Gros, principal organizador deste evento e Damir Gobec, Diretor do WTOC 2015, proferiram igualmente palavras de boas-vindas. Zdenko Horjan e Ivana Gobec, respetivamente Traçador e Cartógrafa do WTOC 2015, os atletas Iva Lovrec, Ivica Bertol e Tomislav Varnica, e ainda nomes ligados à organização do WTOC 2015, tais como Sanja Zuzic ou Boško Opalić, foram algumas das muitas personalidades presentes no evento.

“Pensamos que vale sempre a pena mostrarmos aquilo que fazemos, mas queríamos igualmente podermos reunir-nos de novo”, referiu Ivana Gobec ao Orientovar, a propósito do evento. Ivana deixa ainda algumas impressões: “O conjunto de fotos acaba por ser bastante restrito e os fotógrafos tiveram que proceder a uma enorme seleção. Daí que esta exposição acabasse por ser, em certa medida, uma surpresa também para nós.” Uma nota ainda para o facto de, no decurso do beberete que se seguiu à Cerimónia de Inauguração, terem passado num grande ecrã um conjunto de imagens da autoria de outros fotógrafos, muitas das quais com a assinatura de Joaquim Margarido e do Orientovar. A exposição estará patente ao público durante o próximo mês de Novembro, sendo de esperar que entre, depois, em itinerância.

Veja a reportagem fotográfica da Inauguração da Exposição em https://www.facebook.com/media/set/?set=a.922066481180963.1073741920.137542812966671&type=3

[Foto: OK Vihor / facebook.com/OK-Vihor]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido
  

Sem comentários: