quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Taça de Portugal de Orientação de Precisão INVACARE 2015: 3º Ori-TrailO do COC é já no domingo



A Taça de Portugal de Orientação de Precisão INVACARE 2015 entra na reta final. Pataias, no Centro do País, é palco, já no próximo domingo, duma dupla jornada onde muito poderá ficar decidido. Tempo, pois, de olharmos para o 3º Ori-TrailO do COC e para aquilo que irá estar em jogo.


Com seis etapas cumpridas e três por cumprir, a Taça de Portugal de Orientação de Precisão INVACARE 2015 está a chegar ao fim. Por este motivo - mas também porque duas dessas três etapas têm lugar já no próximo domingo, em Pataias -, poucas vezes um evento de Orientação de Precisão se revelou tão determinante, atendendo ao muito que está ainda em jogo. Mas há mais, uma vez que ambas as etapas farão parte dos critérios de apuramento para os Campeonatos da Europa e dos Campeonatos do Mundo do próximo ano, a disputar na República Checa e na Suécia, respetivamente. Não sendo decisivas para quem tem as pretensões de integrar as equipas das quinas, são importantes e podem colocar na calha, desde já, alguns dos potenciais interessados.

Na Classe Aberta, a subida de Nuno Pires (Ori-Estarreja) ao primeiro lugar do Ranking foi a nota mais significativa no rescaldo do III Campeonato Ibérico de Orientação de Precisão, disputado no passado mês de Setembro em Navacerrada (Espanha), apesar deste ser “um primeiro lugar algo virtual”, como o próprio fez questão de deixar claro em mensagem deixada no grupo Iberia O-Prec, do Facebook. Na verdade, o atleta tem neste momento um resultado “a prazo” o qual, após a prova do próximo domingo, será obrigatoriamente deitado fora. De qualquer forma, a média de Nuno Pires melhorou com a conquista do título ibérico, estando agora mais próximo de Luís Gonçalves (CPOC), o detentor da melhor média de ranking até ao momento e apontado por muitos como o grande favorito à vitória final.

Quanto à Classe Paralímpica, a ausência dos nossos atletas no Campeonato Ibérico faz com que o respectivo ranking não sofresse alterações. Apesar de ter faltado à chamada em Coruche, na prova de abertura da temporada, Ricardo Pinto (DAHP) tem vindo a progredir paulatinamente no ranking, ocupando atualmente a segunda posição mas com uma média de pontos superior à do líder, Júlio Guerra (DAHP). Com José Laiginha Leal (DAHP) e Cláudio Poiares (DAHP) muito abaixo dos níveis demonstrados na temporada passada, é sobre Ricardo Pinto e Júlio Guerra que recaem as atenções, tendo em conta que, neste momento, qualquer deslize poder-se-á revelar fatal.


Notas da competição

Passando à apresentação deste 3º Ori-TrailO do COC, recordemos que esta é uma prova que surge na sequência da organização do Campeonato Nacional de Orientação de Precisão 2014, nas idílicas margens da Lagoa da Vela, Quiaios, há dezasseis meses atrás. Carlos do Vale volta a ser o Diretor do Evento, mas conta agora com a extraordinária colaboração dos “manos” Edgar Domingues e Inês Domingues, dois dos maiores especialistas portugueses nesta disciplina e que tão boas provas deram nos recentes Campeonatos do Mundo WTOC 2015, disputado na Croácia. A Supervisão FPO cabe a Cláudio Tereso, outros dos “mundialistas” deste ano e uma das figuras que mais tem progredido na Orientação de Precisão.

As hostilidades abrem logo pela manhã, com a disputa da etapa de TempO, na qual são oferecidos aos participantes 25 desafios distribuídos por cinco estações cronometradas. A etapa da tarde é toda ela dedicada ao PreO, num percurso com a distância de 908 metros e 20 pontos de controlo, acrescidos duma estação cronometrada com três desafios, para um tempo total de prova de 90 minutos. As notas técnicas dão conta de que a tolerância zero é de dois metros. Quanto ao número de inscritos é, neste momento, de 21 participantes, com a curiosidade de estarem inscritas, para além da grande maioria dos melhores atletas nacionais da atualidade, também duas atletas finlandesas, Kyllikki Antilla e Vilja Antilla, em representação do clube Jalasjärven Jalas.

Toda a informação em http://www.coc.pt/eventos/11out2015/.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: