terça-feira, 13 de outubro de 2015

I Troféu de Orientação de Alvitos e Couto: Tiago Gingão Leal e Carolina Delgado, os grandes vencedores



Tiago Gingão Leal e Carolina Delgado foram os vencedores do I Troféu de Orientação de Alvitos e Couto. Organizado pela Secção de Orientação dos Amigos da Montanha, o evento integrou uma etapa pontuável para a Taça de Portugal VITALIS de Orientação Pedestre 2015, atraindo as atenções de duas centenas e meia de participantes.


Situada em Alvito S. Pedro, Barcelos, a Quinta Pedagógica d'Alvarenga foi o epicentro do I Troféu de Orientação de Alvitos e Couto. Dividido em duas etapas, uma das quais integrando o calendário da Taça de Portugal VITALIS de Orientação Pedestre 2015, o evento contou com a assinatura organizativa da Secção de Orientação dos Amigos da Montanha, em parceria com a Federação Portuguesa de Orientação, e com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos e União de Freguesias de Alvito (S. Pedro e S. Martinho) e Couto e Colégio Didálvi. O Troféu contou com uma participação próxima dos duzentos e cinquenta atletas, dos quais cerca de uma centena nos escalões abertos e onde foi possível observar um grande número de jovens a darem os primeiros passos na modalidade.

Disputada na Distância Média, em terreno de floresta com acentuado desnível, a etapa da manhã viu Daniel Ferreira (AD Cabroelo) dar a nota de sensação, vencendo o escalão de Elite masculina com o tempo de 41:12 e uma vantagem superior a seis minutos sobre o grande favorito, Tiago Gingão Leal (GD4C). Na Elite feminina, Carolina Delgado (GD4C) bateu a concorrência de forma clara, registando no final o tempo de 52:43, contra 1:16:16 da sua colega de equipa, Céu Costa, segunda classificada. A etapa da tarde, na distância de Sprint, representou a prova provada do que pode ser a Orientação como atividade de lazer, juntando novos e menos novos no interior da Quinta Pedagógica d'Alvarenga, um espaço multifacetado e de enorme beleza onde foi possível desenhar percursos com excelente recorte técnico. A ausência de Daniel Ferreira abriu as portas da vitória a Tiago Gingão Leal, enquanto Carolina Delgado foi de novo a mais forte na Elite feminina, com o par a repetir a passagem triunfal por Barcelos há cinco meses atrás, depois de aqui ter levado de vencida a primeira edição do Barcelos City Race. Nas contas finais, o Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos foi o clube que mais atletas posicionou no lugar mais alto do pódio, com oito representantes seus, contra cinco atletas do Clube de Orientação de Estarreja e outros tantos do Clube de Orientação do Minho. Este facto espelha da melhor forma a classificação por clubes, com os três emblemas referidos a inscreverem por essa ordem o seu nome na tabela final.

Jorge Silva, Diretor da Secção de Orientação dos Amigos da Montanha, fez no final um balanço muito positivo desta prova. Na página do clube, pode ler-se que “os atletas gostaram do terreno e dos mapas apresentados, para além de todo o cenário de prova criado num local privilegiado como a Quinta D’Alvarenga”. Também o Supervisor da Prova, José Carlos Pires, salientou que, “apesar do terreno difícil, com um trabalho muito grande e desafiante ao nível da cartografia, foi possível criar um mapa interessante e do agrado dos atletas.” Para o Diretor do Colégio Didálvi, João Alvarenga, “esta é uma parceria que faz todo o sentido, pois a Quinta Pedagógica só desempenha a sua função com pessoas e este trabalho conjunto de instituições em benefício das pessoas e do desporto é um ótimo exemplo.” A presidente da União de Freguesias de Alvito (São Pedro e São Martinho) e Couto, Paula Belchior, salientou que “é uma mais-valia receber eventos como este na freguesia e no concelho”, enquanto o Vereador do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Barcelos, José Carlos Brito, destacou “a importância de trazer ao concelho este desporto e os atletas que vêm de diversas regiões do país.”


Resultados

Elite Masculina
1. Tiago Gingão Leal (GD4C) 1865.85 pontos
2. Daniel Ferreira (AD Cabroelo) 1000.00 pontos
3. Luis Leite (GD4C) 535.76 pontos

Elite Feminina
1. Carolina Delgado (GD4C) 2000.00 pontos
2. Céu Costa (GD4C) 691.22 pontos
3. Albertina Sá (ADFA) 656.77 pontos

Vencedores outros escalões
H/D12 – Tiago Marcolino (GD4C) e Lara Monte (EB Apúlia)
H/D14 – Rodrigo Oliveira (COC) e Bruna Pires (EB Apulia)
H/D16 – Tomás Lima (COC) e Helena Lima (COC)
H/D18 – Daniel Magalhães (.COM) e Joana Marques (Ori-Estarreja)
H/D20 – João Novo (.COM) e Joana Fernandes (.COM)
H/D21A – João Casal (Ori-Estarreja) e Carla Ferreira (ADM Ori-Mondego)
H/D21B – Bruno André (OriMarão) e Ana Ribeiro (GD Luz Verde)
H/D35 – José Pereira (CP Armada) e Ana Paula Serra Campos (.COM)
H/D40 – César Conceição (COC) e Ana Casal (Ori-Estarreja)
H/D45 – Rafael Lima (OriMarão) e Fátima Rocha (GD Luz Verde) / Dulce Moreda (GD4C)
H/D50 – Fernando Costa (GD4C) e Jerónima Rocha (GD4C)
H/D55 – Carlos Garrido (ADM Ori-Mondego) e Fernanda Ferreira (CA Bairrada)
H/D60 – Armando Santos (COALA) e Hermínia Tavares (Ori-Estarreja)
H65 – João Rodrigues (CO Viseu – Natura)
H70 – Armandino Cramez (Ori-Estarreja)
H75 – Joaquim da Costa (GD4C)
PROM1 (Fácil Curto) – Daniel Pereira (EB Apulia)
PROM2 (Fácil Longo) – José Guilherme (GD4C)
PROM4 (Difícil Longo) – Fátima Pires (.COM)

Classificação por Clubes
1. GD4C – 3024,37 ponntos
2. Ori-Estarreja – 2228,75 pontos
3. .COM – 1854,63 pontos
4. ADM Ori-Mondego – 1142,95 pontos
5. COC – 1133,36 pontos

Resultados completos e demais informação em http://www.amigosdamontanha.com/_i_trofeu_de_orientacao_alvitos_e_couto.

[Foto: José João / photos.google.com]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

2 comentários:

viagens disse...

http://www.orioasis.pt/oasis/results.php

Figuedes disse...

REGISTO FOTOGRÁFICO: https://www.flickr.com/photos/115915454@N04/sets/72157659800146830