segunda-feira, 26 de outubro de 2015

CamBOr 2015: Leandro Pasturiza e Tânia de Carvalho vencem ranking final



Numa altura em que acabam de ser disponibilizados os Rankings finais do Campeonato Brasileiro de Orientação da presente temporada, recuamos um par de semanas no tempo ao encontro da derradeira etapa, em Mandirituba, que consagrou Leandro Pereira Pasturiza e Tânia Maria Jesus de Carvalho como as grandes figuras do CamBOr 2015.


Mandirituba, Município brasileiro do Estado do Paraná, acolheu a terceira e última etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação CamBOr 2015. Organizado pela Confederação Brasileira de Orientação, Federação Paranaense de Orientação e Clube de Orientação de Curitiba, o evento proporcionou aos 562 atletas presentes, momentos de salutar convívio e excelente Orientação. Numa etapa que serviu para a apresentação oficial da nova Diretoria da Confederação Brasileira de Orientação, o aspeto menos positivo prendeu-se com a coincidência de datas entre esta competição e os VI Jogos Mundiais Militares do CISM, disputados na mesma altura na Coreia do Sul. Tal facto afastou da grande festa da Orientação brasileira os seus maiores arietes, retirando natural emoção no tocante à luta pelos lugares cimeiros do Ranking final do CamBOr 2015.

No setor masculino, era sabido que já nada nem ninguém roubaria o título a Leandro Pereira Pasturiza (COSaM). Quando muito, Cleber Baratto Vidal (COSM) poderia aspirar a alcançar Fábio Kuczkoski (ADAAN) e garantir, desse modo, a segunda posição final. Mas para tal teria de vencer as duas etapas, o que acabou por não suceder. Everton Daniel Markus (COSM), na etapa de Distância Longa do primeiro dia e Juliano Pereira Pasturiza (IDESP Dourados) na derradeira etapa de Distância Média, encarregaram-se de deitar por terra as aspirações de Vidal, que teve de se contentar com a segunda posição em ambas as etapas. Vale a pena referir, contudo, que a Cléber Baratto Vidal faltou uma pontinha de sorte, tendo perdido para Markus por oito segundos e para Pasturiza por dois segundos apenas (!). No escalão de Elite Feminina, as contas estavam mais complicadas e a vitória de Tânia Maria Jesus de Carvalho (ADAAN) no Ranking final do CamBOr 2015 não era um dado adquirido. Pretendente de peso ao tão cobiçado título, a sua colega de equipa Elaine Dalmares Lenz tinha “apenas” de vencer uma prova e ficar em segundo lugar na outra. Mas o terceiro lugar alcançado na prova de Distância Longa do primeiro dia, a 17 segundos da surpreendente Priscila Vieira Gonçalves (COGA), acabaria por colocar desde logo os pontos nos is das contas finais. Elaine Lenz ainda viria a alcançar o triunfo na segunda prova, mas isso apenas lhe garantiu o segundo lugar no ranking, por troca com Mirian Ferraz Pasturiza (ADAAN).

Vencedor anunciado do escalão de Elite Masculina, Leandro Pereira Pasturiza conquistou o Campeonato Brasileiro de Orientação pela sexta vez na sua carreira e continua a afirmar-se como um “caso sério” de longevidade. Recorde-se que o grande atleta brasileiro – que hoje mesmo celebra o seu 37º aniversário - estreou-se no CamBOr em 2002, registando até ao momento uma série de treze participações no escalão de Elite (apenas em 2003 não marcou presença na competição) e somando ainda, para além dos seis títulos referidos, dois segundos lugares e três terceiras posições. Quanto a Tânia Maria Jesus de Carvalho, a vencedora do Ranking Feminino no escalão de Elite, este é o quebrar duma “maldição” que se prolongou ao longo das últimas quatro temporadas, nas quais a atleta conseguiu a “proeza” de ser sempre a segunda classificada. Mas a vitória de Tânia de Carvalho é também o recuperar dum título dez anos depois, já que foi ela a surpreendente vencedora do CamBOr 2005, naquela que foi a primeira participação da sua carreira no seio da Elite.


Ranking Final CamBOr 2015

Homens Elite
1. Leandro Pereira Pasturiza (COSaM) 185,5 pontos
2. Fábio Kuczkoski (ADAAN) 182,5 pontos
3. Cleber Baratto Vidal (COSM) 177 pontos
4. Juliano Pereira Pasturiza (IDESP) 173,5 pontos
5. Juscelino Alencar Karnikowski (COGA) 165 pontos
6. Gelson Andrey Togni (COGA) 150 pontos
7. Douglas da Silva Schimitz (COPA) 132 pontos
8. Carlos Henrique de Araújo (COGA) 128 pontos
9. Luiz Henrique Machado (ADAAN) 128 pontos
10. Fábio Inácio Weis (Natura CO) 127 pontos

Damas Elite
1. Tânia Maria Jesus de Carvalho (ADAAN) 188,5 pontos
2. Elaine Dalmares Lenz (ADAAN) 187 pontos
3. Mirian Ferraz Pasturiza (ADAAN) 181 pontos
4. Edinéia Roniak (COGA) 158 pontos
5. Franciely de Siqueira Chiles (COSM) 157,5 pontos
6. Sara Dornelles Weis (Natura CO) 151 pontos
7. Denise Lucas Paiva Campos (ADAAN) 149 pontos
8. Michelle Floriano (COMPASS) 149 pontos
9. Camila Daronco Cortinhas (BAVECO) 148 pontos
10. Andressa Essy Stribe (Natura CO) 148 pontos

Federações
1. Federação Paranaense de Orientação 4155 pontos
2. Federação Gaúcha de Orientação 3060 pontos
3. Federação de Orientação do Rio de Janeiro 1450 pontos
4. Federação de Orientação de Mato Grosso do Sul 1410 pontos
5. Federação de Orientação do Distrito Federal 850 pontos

Clubes
1. COGA 3060 pontos
2. COC 2035 pontos
3. CODAC 1310 pontos
4. COSM 1250 pontos
5. Natura CO 850 pontos

Os resultados completos podem ser vistos na página da Confederação Brasileira de Orientação, em http://www.cbo.org.br/site/competicoes/index.php.

[Foto: Odete Rech / flickr.com/photos/orientacaoesporte]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido
  

Sem comentários: