quarta-feira, 28 de outubro de 2015

25 Anos FPO: IX Congresso de Orientação é já no próximo fim de semana



Prestes a festejar as suas Bodas de Prata, a Federação Portuguesa de Orientação leva a efeito, já no próximo fim de semana, o IX Congresso de Orientação. Comunicações, análises, debates, a apresentação do filme “25 Anos FPO” e ainda uma prova-convívio de Sprint no Campus do Instituto Politécnico de Setúbal, são alguns dos ingredientes dum programa a merecer toda a atenção.


A Federação Portuguesa de Orientação, numa parceria com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), leva a efeito nos próximos dias 31 de outubro e 01 de novembro, em Setúbal, o IX Congresso de Orientação. A iniciativa decorre da necessidade de criar, no seio da família orientista, momentos de reflexão e partilha, particularmente no momento presente em que as circunstâncias não têm sido favoráveis ao desenvolvimento da modalidade e urge continuar a procurar caminhos que alavanquem a Orientação ao lugar que merece.

Sob o lema “Conhecer o Passado, olhar para o Futuro”, o Congresso tem a sua abertura agendada para as 10:00 de sábado, iniciando-se os trabalhos com o visionamento do filme “25 anos FPO”, realizado por João Dias. Durante a manhã, merece especial referência a comunicação de Augusto Almeida, Presidente da FPO, que trará a sua visão sobre “Orientação: Passado, Presente e Futuro”. Depois de ter recebido no seu município duas etapas do Portugal O’ Meeting 2015, Silvério Regalado, Presidente da Câmara Municipal de Vagos, abordará o tema “Impacto económico, social e turístico dos grandes eventos”. A manhã integrará ainda uma intervenção de Eduardo Carqueijeiro, Chefe de Divisão do ICNF, sobre “A utilização de espaços naturais na ótica da Administração Central”.


Sessões sectoriais no período da tarde

Os trabalhos recomeçam da parte da tarde com novo autarca a intervir. Será então a vez de Álvaro Amaro, Presidente da Câmara Municipal de Palmela, refletir sobre “O papel da modalidade no desenvolvimento desportivo local”, onde falará da realidade dum Município que, desde sempre, tem demonstrado um carinho muito espacial pela Orientação. Esta comunicação será complementada com uma intervenção de Tiago Romão, subordinada ao tema “Provas Locais: Fator de Crescimento”. A segunda metade deste período será composta por sessões sectoriais nas quais Daniel Pó, Marisa Barroso, Tadeu Celestino, Daniel Marques, Crispim Junior e Luís Gonçalves dissertarão sobre temas tão importantes como “A Orientação em crianças nos primeiros anos do seu desenvolvimento” ou a “Orientação de Precisão”.

No derradeiro dia do Congresso, após uma prova-convívio de Sprint Ori que terá lugar no Campus do Instituto Politécnico de Setúbal, os trabalhos encerrarão com as comunicações de Hugo Borda d’Água, Alexandre Reis e José Fernandes, sobre os temas, respectivamente, “City Race”, “Rogaine” e “FPO/Clubes – Compromisso para uma década”. Resta acrescentar que a participação no Congresso é livre de qualquer taxa e que o programa pode ser consultado em http://www.fpo.pt/www/images/fpo/comunicados/gerais/2015/ix%20congresso_programa.jpg.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido 

Sem comentários: