quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Semana Europeia do Desporto: Orientação no Jamor


Com a designação “#Portugal em Movimento”, assinala-se um pouco por todo o País a Semana Europeia do Desporto. Principal palco da iniciativa, o Centro Desportivo Nacional do Jamor recebe, ao longo da tarde de amanhã, um conjunto de atividades desportivas, entre as quais destacamos a Orientação.


Está em marcha a Semana Europeia do Desporto, iniciativa que se comemora pela primeira vez em 31 países do Velho Continente. Estruturada no sentido de poder atrair todo o género de públicos, a iniciativa surge sob os auspícios da Direção-Geral da Educação e Cultura da Comissão Europeia e tem por finalidade promover a prática da actividade física regular, estimular estilos de vida saudáveis e combater os comportamentos sedentários por forma a contribuir para a redução das mortes e da perda da esperança de vida e eliminar, ou pelo menos reduzir, o sofrimento humano.

Associando o seu nome à Semana Europeia do Desporto, são várias as instituições que assinalam no nosso País esta semana muito peculiar, oferecendo um conjunto de 43 atividades que se estendem ao longo deste mês e que foram alvo de apresentação pública no passado dia 02 de Setembro, no Museu Nacional do Desporto, em Lisboa. Entidade nacional que promove e organiza em Portugal este grande acontecimento, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) centralizou na tarde do dia 11 de Setembro, no Jamor, uma boa parte do programa [AQUI], em estreita colaboração com entidades públicas e privadas, com especial ênfase para o movimento associativo desportivo.

Fazendo vincar a sua dimensão inclusiva e o dinamismo dos seus agentes, a Orientação será uma das modalidades presentes no Jamor, pelas mãos do Clube Português de Orientação e Corrida, numa atividade coordenada por José Fontoura. Na prática, será implementado um percurso simples de Orientação Pedestre, numa extensão aproximada de 2.400 metros, com pouco desnível, traçado na zona dos campos e envolvente à pista de Canoagem. À disposição dos interessados haverá igualmente material informativo, nomeadamente mapas de outros locais e folhetos do Lisbon International Orienteering Meeeting, o grande evento que tomará conta da capital nos últimos dias de Janeiro do próximo ano.

Para mais informações sobre a Semana Europeia do Desporto, aceda à página do IPDJ em http://www.idesporto.pt/noticia.aspx?id=667.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: