terça-feira, 1 de setembro de 2015

SEEOC & SEEMOC 2015: Vitórias da Bulgária nos Campeonatos do Sudeste Europeu



A Bulgária foi a grande dominadora dos Campeonatos do Sudeste Europeu de Orientação SEEOC & SEEMOC 2015, que decorreram naquele País, na cidade de Bansko. Individualmente, o búlgaro Ivan Sirakov e a romena Andra Cecilia Anghel foram figuras em destaque.


Particularmente conhecida pelas suas qualidades como estância de neve, a cidade búlgara de Bansko, no sopé dos Montes Pirin, acolheu a 5ª edição dos Campeonatos de Orientação do Sudeste Europeu SEEOC 2015 e a 4ª edição dos Campeonatos de Orientação de Veteranos do Sudeste Europeu SEEMOC 2015. Disputado nos escalões de H/D Elite, H/D16, H/D18 e H/D20, o SEEOC 2015 contou com a participação de 193 atletas em representação de dez selecções nacionais. Quanto ao SEEMOC 2015, integrou os escalões H/D35 em diante, contando com a participação total de 144 atletas de dez nações diferentes. Paralelamente teve lugar a Taça Bansko 2015, prova aberta que reuniu um total de 635 participantes e que chamou à competição, para além dos atletas pertencentes às Federações filiadas na SEEOA – Associação de Orientação do Sudeste Europeu, representantes da Nova Zelândia, Noruega e Rússia.

Pontuando para o Ranking Mundial, as provas individuais contaram com seis vencedores diferentes nos escalões de Elite masculino e feminino. A prova de Sprint que inaugurou a competição teve nos búlgaros Ivan Sirakov e Antonia Grigorova os grandes vencedores. O romeno Ionut Zinca e a moldava Galina Ribediuc levaram de vencida a prova de Distância Longa, cabendo a vitória na prova de Distância Média ao búlgaro Ivaylo Kamenarov e à romena Andra Cecilia Anghel. A Bulgária levou igualmente de vencida as Estafetas masculina e feminina, no primeiro caso com uma formação composta por Teodor Yordanov, Ivaylo Kamenarov e Ivan Sirakov e no caso das senhoras com Antoniya Grigorova, Liudmila Gotseva e Liliana Gotseva. No somatório de pontos resultante dos resultados alcançados, Ivan Sirakov e Andra Cecilia Anghel acabaram por bater a concorrência, com Ionut Zinca e Galina Ribediuc a ocuparem as segundas posições e o turco Ozgur Fettah e a romena Veronica Minoiu a concluirem no terceiro lugar dos respetivos escalões. Quanto aos escalões mais jovens, os búlgaros Boyan Ivandjikov (M16) e Apostol Atanasov (M20) foram as figuras em destaque, com duas vitórias e um segundo lugar alcançados nas três provas disputadas.


Bulgária vence também em Veteranos

A competição de Veteranos SEEMOC 2015 distribuiu-se por 18 escalões diferentes e viu os atletas búlgaros subirem ao lugar mais alto do pódio por 21 vezes no cômputo das três provas individuais disputadas. Notas de destaque para a turca Tatiana Kalenderoglu (D40), para o romeno Istvan Sebestyen (H40), para os sérvios Zivota Tasic (H60) e Miodrag Radisavljevic (H75), para a moldava Larisa Pogorletscaia (D70) e para os búlgaros Mariana Zhecheva (D50), Petya Koleva (D55), Marusya Danailova (D60) e Nikola Bedelev (H70), alcançando três vitórias em outras tantas provas disputadas. No cômputo geral, a Bulgária garantiu a primeira posição em oito escalões, seguida da Moldávia com quatro triunfos, da Sérvia e Roménia com duas vitórias cada e da Turquia e Croácia, cada uma com um triunfo.

Contas feitas, a Bulgária foi a grande vencedora do SEEOC 2015 com um total de 1682 pontos, tendo dominado seis dos oito escalões de competição. Com menos 242 pontos, a Roménia ocupou a segunda posição, cabendo o terceiro lugar à Turquia com 1310 pontos. No tocante ao SEEMOC 2015, a vitória da Bulgária foi arrasadora, garantindo um total de 3206 pontos, contra os 1496 pontos da Moldávia, segunda classificada e os 1472 pontos da Sérvia, que ocupou o terceiro lugar.


Resultados

Homens Elite
1. Ivan Sirakov (Bulgária) 118 pontos
2. Ionut Zinca (Roménia) 109 pontos
3. Ozgur Fettah (Turquia) 76 pontos
4. Jernej Nejc Zorman (Eslovénia) 72 pontos
5. Milovan Milic (Sérvia) 62 pontos
6. Sergiu Fala (Moldávia) 56 pontos

Damas Elite
1. Andra Cecilia Anghel (Roménia) 123 pontos
2. Galina Ribediuc (Moldávia) 109 pontos
3. Veronica Minoiu (Roménia) 92 pontos
4. Liliana Gotseva (Bulgária) 91 pontos
5. Ajda Flashker (Eslovénia) 82 pontos
6. Antonia Grigorova (Bulgária) 75 pontos

Vencedores outros escalões
H/D16 – Boyan Ivandjikov (Bulgária) e Niya Georgieva (Bulgária)
H/D18 – Mihai Tintar (Roménia) e Elif Gokce Avci (Turquia)
H/D20 – Apostol Atanosov (Bulgária) e Andreya Dyaksova (Bulgária)
H/D35 – Eugeniu Borsci (Moldávia) e Veselina Zasheva (Bulgária)
H/D40 – István Sebestyen (Roménia) e Tatiana Kalenderoglu (Turquia)
H/D45 – Robert Orehoci (Croácia) e Olga Cecan (Moldávia)
H/D50 – Boyko Stoyanov (Bulgária) e Mariana Zhecheva (Bulgária)
H/D55 – Victor Ursu (Moldávia) e Petya Koleva (Bulgária)
H/D60 – Zivota Tasic (Sérvia) e Marusya Danailova (Bulgária)
H/D65 – Lucian Galateanu (Roménia) e Todorka Vaseva (Bulgária)
H/D70 – Nikola Bedelev (Bulgária) e Larisa Pogosrletscaia (Moldávia)
H/D75 – Miodrag Radisavljevic (Sérvia) e Anna Cholakova (Bulgária)

Resultados completos e demais informações em http://seeoc2015.orienteering.bg/.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: