domingo, 16 de agosto de 2015

WMTBOC 2015 & JWMTBOC 2015: República Checa prepara-se para acolher Mundiais de BTT

Liberec recebe já a partir de amanhã, e até ao próximo sábado, os XIII Campeonatos do Mundo de Orientação em BTT, tanto nos escalões de Elite como em Juniores. Esta é a segunda vez que o evento tem lugar na República Checa, depois de em 2007 Nové Město na Moravě ter acolhido a 5ª edição dos Campeonatos.


A Orientação em BTT ao mais alto nível está de regresso à República Checa, um País onde detém uma enorme popularidade – já este ano os 5 Dias de Plzeň reuniram 721 competidores, tornando-se na mais participada competição de sempre da história desta disciplina. À espera das quase três centenas de atletas de 29 diferentes nações estarão quatro finais de altíssimo nível e que permitirão atribuir os títulos mundiais de Sprint, Distância Média, Distância Longa e Estafeta, tanto nos escalões de Elite como em Juniores.

A prova de Distância Média abre a competição na próxima terça-feira e terá no russo Ruslan Gritsan e na sueca Cecilia Thomasson, Campeões do Mundo em título, dois dos maiores favoritos. Outros candidatos à vitória são os atuais Campeões da Europa, o russo Anton Foliforov e a francesa Gaelle Barlet. O dia de quarta-feira é dedicado à prova de Sprint e nela alinharão à partida, em defesa do título mundial, o russo Anton Foliforov e a finlandesa Marika Hara. Numa prova onde a discussão dos títulos se adivinha muito mais aberta, são igualmente grandes favoritos o estoniano Lauri Malsroos e a checa Martina Tichovska, atuais Campeões da Europa.


Favoritos e outsiders

Após um dia de pausa, os Campeonatos regressam na sexta-feira com a disputa do título individual mais apetecido, o de Distância Longa. A primazia vai para de novo para Anton Foliforov, o Campeão do Mundo e da Europa em título, enquanto no setor feminino a russa Olga Vinogradova não estará presente em defesa do seu título mundial, cabendo à sua colega de equipa Svetlana Poverina um lugar de destaque entre os favoritos ao ouro, ela que foi segunda classificada nesta distância nos Campeonatos do Mundo em 2014 (Bialystok, Polónia). Emily Benham, atual Campeã Europeia, será a grande adversária de Poverina. Os Campeonatos do Mundo de orientação em BTT WMTBOC 2015 encerram no sábado com a prova de Estafeta, na qual a Estónia em masculinos e a Russia em femininos defendem os seus títulos mundiais. Campeã da Europa em título, a República Checa é, contudo, a favorita à conquista do ouro em ambos os setores, tendo como grandes adversários a França, a Estónia e a Rússia no setor masculino e a Finlândia no setor feminino.

Numa competição com estas características e onde tudo pode acontecer, convém referir a final de Sprint como aquela onde a luta pela vitória irá estar mais aberta. Nomes como os dos franceses Baptiste Fuchs, Yoann Garde e Cedric Beill, dos finlandeses Pekka Niemi e Jussi Laurila, do russo Valeriy Glukhov, do norueguês Hans Jorgen Kvale, do austríaco Kevin Haselsberger, do italiano Luca Dallavalle e dos checos Jan Svoboda, Vojtech Stransky, Frantisek Bogar, Marek Pospisek e Jiri Hradil, do lado dos homens, surgem naturalmente quando se avançam possíveis candidatos às medalhas. Quanto às senhoras, uma atenção muito especial à francesa Hana Garde, às finlandesas Marika Hara, Antonia Haga e Ingrid Stengard, à austríaca Sonja Zinkl, à dinamarquesa Camilla Søgaard e à checa Marie Brezinova como muito capazes de alguma bela surpresa.


Mundiais de Juniores

Também em Liberec decorrerá a 8ª edição do Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação em BTT JWMTBOC 2015 e onde os grandes nomes são os do sueco Oskar Sandberg, do finlandês Sauli Pietikainen, dos franceses Antoine Vercauteren e Florian Pinsard, do britânico Edwyn Oliver-Evans e do checo Vaclav Snuparek, do lado masculino. Quanto às senhoras, uma palavra muito especial para a checa Veronika Kubinova, para a francesa Lou Denaix e para a russa Olga Mikhailova, às quais se devem juntar os nomes da lituana Viktorija Michnovic e da sueca Kajsa Engstrom. Curiosidade para ver do que serão capazes os atletas em idade juvenil Fedor Schepelev, Alena Fedoseeva e Daria Mikryukova, da Russia e ainda o finlandês Eerik Nurminen, todos eles medalha de ouro nos recentes Campeonatos da Europa (Idanha-a-Nova, Portugal) nos respetivos escalões. À semelhança do que acontece nos escalões de Elite, a República Checa é a grande favorita à vitória nas Estafetas masculina e feminina, com franceses, finlandeses e russos, também aqui, a constituirem-se nos grandes adversários da “equipa da casa”.

Portugal marca presença nestes Campeonatos com uma comitiva de catorze atletas chefiada pelo técnico Daniel Marques e composta pelos seguintes elementos: João Ferreira, Daniel Marques, Davide Machado, Carlos Simões, Mário Guterres e Luís Barreiro (Elite masculina); Susana Pontes, Ana Filipa Silva e Tânia Covas Costa (Elite feminina); e, Diogo Barradas, Paul Roothans, Duarte Lourenço, André ramalho e Afonso Barreiros (Juniores masculinos). Tudo para acompanhar em http://www.wmtboc2015.cz/.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: