sábado, 15 de agosto de 2015

Daniel Hubmann, Ida Bobach e Maja Alm são os novos líderes dos rankings mundiais



No rescaldo dos Campeonatos do Mundo de Orientação WOC 2015, a Federação Internacional de Orientação atualizou os Rankings de floresta (Distância Média e Distância Longa) e de Sprint e a primeira nota vai para as grandes mexidas no topo das listas.

Depois do seu título mundial de Distância Média e da segunda posição na Distância Longa, o suiço Daniel Hubmann lidera o ranking de floresta masculino com 5894 pontos, à frente do norueguês Olav Lundanes e do francês Thierry Gueorgiou. É também ele o líder do ranking de Sprint com 5865 pontos, apenas 6 pontos à frente do Campeão do Mundo de Sprint, o sueco Jonas Leandersson. Nas senhoras, as líderes são dinamarquesas, com Ida Bobach a fazer valer o seu título mundial de Distância Longa para se guindar ao primeiro lugar com 5885 pontos, relegando para a segunda posição a anterior líder, a sueca Tove Alexandersson. A Campeã Mundial de Sprint, Maja Alm, lidera agora o respetivo ranking com 5850 pontos, por troca com a helvética Judith Wyder que é agora a segunda classificada.

Na “dança das posições”, destaque para o extraordinário avanço do sueco Olle Böstrom no ranking de floresta, do 42º para o 8º lugar, do francês Lucas Basset, do 33º para o 12º lugar, da britânica Catherine Taylor, do 18º para o 8º lugar e da norueguesa Anne Margrethe Hausken Nordberg, da 50ª para a 17ª posição. Embora menores, as mexidas no Sprint viram o britânico Kristian Jones subir 8 lugares, sendo agora o 11º da respetiva lista. O excelente Campeonato da ucraniana Nadiya Volynska fez com que ela ascendesse ao 11º lugar no ranking de floresta e ao 4º lugar no ranking de Sprint.

Entre os melhores portugueses, Mariana Moreira desceu dez lugares no Ranking de Sprint e é agora a 99ª classificada, enquanto no ranking de floresta passou do 152º para o 154º lugar. Nos homens, Tiago Romão passou do 87º para o 89º lugar no ranking de Sprint, enquanto no ranking de floresta ascendeu 37 (!) lugares, fixando-se agora na 178ª posição. Quanto aos restantes atletas que marcaram presença na Escócia, Tiago Gingão Leal é o 217º classificado no ranking de floresta e o 93º no ranking de Sprint, João Mega Figueiredo ocupa a 267ª posição no ranking de floresta e é o 97º no ranking de Sprint, Carolina Delgado é a 460ª classificada no ranking de floresta e a 225ª no ranking de Sprint e Patrícia Casalinho ocupa o 446º lugar no ranking de floresta e é a 349ª no ranking de Sprint.

Os rankings completos podem ser consultados na página da Federação Internacional de Orientação, em http://ranking.orienteering.org/.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: