quinta-feira, 27 de agosto de 2015

City Race Euro Tour 2015: Pontapé de saída em Antuérpia



É já nos próximos dias 5 e 6 de Setembro que arranca a segunda edição do City Race Euro Tour. A cidade belga de Antuérpia recebe a ronda inaugural dum certame que se estende por seis localidades de cinco diferentes países e que irá terminar em Sevilha, Espanha, no dia 15 de Novembro.


Está aí o City Race Euro Tour 2015, um circuito que tem como marcas identitárias a aposta no turismo desportivo e na promoção da Orientação junto das populações de grandes centros urbanos. Depois de ter envolvido as cidades de Londres, Edimburgo, Porto e Barcelona na edição inaugural, levada a cabo em 2014, o certame cresce este ano em dimensão e ambição. Edimburgo - com a emblemática “Race the Castles” - não fará parte da presente edição, mas entram para o seu lugar as cidades de Cracóvia (Polónia), Sevilha e Antuérpia, permitindo estender a seis o conjunto de eventos, distribuídos por cinco nações distintas. Atingir a soma global de 5.000 participantes parece plausível para um circuito que chegou aos três milhares em 2014, dos quais 1447 pontuaram para os rankings em 12 escalões de competição.

Será em Antuérpia que o City Race European Tour 2015 dará o “pontapé de saída”, integrando a primeira edição do ASOM 2015 – Antwerp Sprint Orienteering Meeting. Três provas urbanas em dois dias de competição – 5 e 6 de Setembro – constituem a proposta da organização belga, com duas etapas de Sprint (tempo previsto para o vencedor de 15 minutos) na tarde do primeiro dia e uma etapa mais “robusta” a preencher o último dia de competição, com tempos para os vencedores a situarem-se entre os 35 e os 45 minutos. Esta será uma boa forma de explorar a cidade de Antuérpia, aproveitando para conhecer ou aperfeiçoar a prática duma modalidade excitante e cujo desafio foi até ao momento aceite por mais de 300 atletas, alguns dos quais de craveira mundial. Estão neste caso a russa Galina Vinogradova, medalha de bronze na final de Sprint dos recentes Campeonatos do Mundo, o belga Yannick Michiels, quinto classificado na final de Sprint da mesma competição, o britânico Christopher Smithard, o espanhol Antonio Martinez e os noruegueses Øystein Kvaal Østerbø e Elise Egseth, entre outros. Mais informações sobre este evento podem ser consultadas na página oficial, em http://www.asom.be/en/home.

Depois de Antuérpia, Londres receberá a 12 e 13 de Setembro a segunda etapa do circuito, seguindo-se o Porto (25/27 Setembro), Cracóvia (10/11 Outubro) e Barcelona (31 Outubro e 01 Novembro). Tudo irá terminar em Sevilha, nos dias 14 e 15 de Novembro, com a realização do Sevilla O-Meeting. Para mais informações, consulte a página do City Race Euro Tour, em http://cityracetour.org/.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: