sexta-feira, 31 de julho de 2015

WOC 2015: Mariana Moreira garante passagem à final de Sprint



Mariana Moreira garantiu hoje o apuramento para a Final de Sprint do Campeonato do Mundo de Orientação WOC 2015, que teve o seu início na Escócia. Correndo na segunda série, a portuguesa ocupou a última das vagas de acesso à final, gastando mais 1:44 que a vencedora, a líder do ranking mundial, Tove Alexandersson.


Depois de Raquel Costa (Rapperswil, 2003 e Lausanne, 2012), Mariana Moreira é a segunda atleta portuguesa a marcar presença numa final feminina dos Campeonatos do Mundo de Orientação. Correndo na segunda série, a nossa representante foi a 15ª classificada com o tempo de 15:15, mais 01:44 que a vencedora, a sueca Tove Alexandersson. Carolina Delgado e Patrícia Casalinho tiveram boas prestações, ainda assim insuficientes para acompanharem a sua colega na tão desejada e decisiva final. A dinamarquesa Maja Alm e a finlandesa Minna Kauppi foram as vencedoras das restantes séries, com Judith Wyder (Suiça), a campeã do mundo em título, a registar a segunda posição na sua série.

No setor masculino, o português Tiago Romão é digno do “prémio do azar”, quedando-se a um escasso segundo da final ao concluir a sua prova na 16ª posição com o tempo de 12:39. Tiago Gingão Leal esteve igualmente muito próximo de carimbar o passaporte para a decisiva prova, concluindo no 18º lugar a sete segundos do tão almejado registo. Não tão bem como os seus colegas de equipa, João Mega Figueiredo terminou no 24º lugar, a 38 segundos do belga Tomas Hendrickx, 15º classificado nesta série. Yannick Michiels (Bélgica), Kristian Jones (Grã-Bretanha) e Jerker Lysell (Suécia) foram os vencedores das respetivas séries, enquanto o campeão do mundo, o dinamarquês Søren Bobach, foi o 4º classificado na segunda série. A final disputa-se no domingo, ao final da tarde, na cidade costeira de Nairn. Tudo para acompanhar em http://www.woc2015.org/.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: