sábado, 4 de julho de 2015

JWOC 2015: 37 nações marcam presença na Noruega



Tem início amanhã e estende-se até ao próximo dia 10 de julho o Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação Pedestre JWOC 2015. Com 293 atletas inscritos, em representação de 37 nações, este promete ser um evento de grande nível, em terrenos de eleição.


A Orientação ao mais alto nível assenta arraiais em Rauland, na Noruega, para a realização dos Campeonatos do Mundo de Juniores de Orientação Pedestre JWOC 2015. Ao longo desta primeira semana de Julho estarão em disputa os títulos mundiais de Sprint, Distância Média, Distância Longa e Estafeta. Presentes na competição quase trezentos atletas de países tão distintos quanto o Brasil ou a África do Sul, a Coreia do Norte ou os Estados Unidos. Numa zona montanhosa, com altitudes compreendidas entre os 700 metros e os 1100 metros, os atletas irão encontrar uma floresta recheada de pântanos de todas as dimensões e onde a capacidade técnica de leitura das curvas de nível será certamente determinante em termos do resultado final.

O programa competitivo arranca amanhã com a prova de Sprint a ter lugar em Åmot. Segunda e terça feira são dias dedicados à prova de Distância Média, primeiro com as qualificatórias e depois com a final, a disputar em Krossen, na qual marcarão presença os 20 melhores classificados em cada uma das séries do dia anterior. Na quarta feira os Campeonatos fazem uma breve pausa para regressarem no dia seguinte, em Skisenteret, com a final de Distância Longa. Sexta feira, último dia dos Campeonatos, regresso a Skisenteret onde se correrá a prova de Estafeta. O programa detalhado e outras informações relevantes podem ser encontradas no Boletim 4 publicado pela organização na página do evento [AQUI].

Figura maior dos anteriores Mundiais de Juniores (Borovets, Bulgária), onde alcançou os títulos mundiais de Sprint, Distância Média e Estafeta e foi medalha de prata na Distância Longa, a sueca Sara Hagstrom é a estrela destes Mundiais, onde irá certamente lutar pelo pleno de títulos, um feito nunca alcançado em Campeonatos do Mundo de Juniores nas 25 edições anteriormente disputadas. Outros nomes sonantes presentes em Rauland, todos eles medalhados em 2014, são o neo-zelandês Tim Robertson, campeão do mundo de Sprint em título, a finlandesa Emmi Jokela, medalha de bronze na Distância Longa, o italiano Ricardo Scalet, medalha de prata na Distância Média, o finlandês Olli Ojanaho e a sueca Andrea Svensson, medalhas de bronze na Distância Média, a norueguesa Heidi Martensson, medalha de prata no Sprint (e Campeã do Mundo de Sprint em 2013) e a dinamarquesa Miri Thrane Ødum, medalha de bronze no Sprint. Portugal é uma das 37 nações presentes em Rauland, estando o nosso país representado pelos atletas André Esteves, Carolina Delgado, Daniel Catarino e Joana Fernandes.

Saiba tudo em http://www.jwoc2015.org/.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: