sexta-feira, 3 de julho de 2015

Jogos do Rio 2015: Orientação marca presença no areal de Barcelinhos



Os Jogos do Rio regressam este mês de Julho ao Areal de Barcelinhos. Futebol, Voleibol, Canoagem, Atletismo e Orientação são as modalidades de eleição dum evento organizado pelos Amigos da Montanha com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos e que cumpre este ano a sua XVII edição.


Sob o tema “Ambiente, Desporto e Lazer”, têm lugar durante os quatro sábados do mês de Julho os Jogos do Rio. Fazendo incidir a sua atenção nas modalidades de Futebol, Voleibol, Canoagem, Atletismo e Orientação, o evento integra, igualmente, um vasto programa de atividades de animação e lazer, todas com participação gratuita. Do programa de animação constam várias atuações em palco, com música, dança e atividades desportivas. Haverá ainda um slide e no rio estarão em permanência canoas para todos os que pretendam passear nas águas do Cávado. Do programa constam, ainda, passeios de motas de água e batismos de mergulho. Para os mais pequenos, a animação será garantida pelos insufláveis e pelas piscinas.

Amanhã, primeiro dia do evento, o programa tem início pelas 14h30h com a Cerimónia de Abertura e dança pela ARCA - Associação Recreativa e Cultural de Arcozelo. Nos torneios da vertente competitiva, haverá os jogos iniciais de futebol e voleibol e uma prova de canoagem. Em palco, a partir das 16h30, haverá uma aula de Zumba com Hector Johny e Body Jam com Néné, atraindo milhares de pessoas ao Areal, e preenchendo-o de cor, vida e animação.

O programa inclui para o terceiro sábado, dia 18, uma prova de Orientação e, no último sábado uma novidade com a XXIV Descida do Rio realizada pelo ABAS – Associação Barcelense de Actividades Subaquáticas, este ano em parceria com os Amigos da Montanha. As inscrições para esta descida podem ser realizadas em www.amigosdamontanha.com e as jangadas mais originais movidas por meios ecológicos serão premiadas. Outra novidade no programa dos Jogos do Rio é o “Cross Rio”, uma atividade de treino funcional com provas divertidas e originais, a marcar presença nos dias 11 e 25. No âmbito da realização deste evento o Areal de Barcelinhos e a Ponte Medieval foram já alvo de uma ação de limpeza. Recorde-se que os Jogos do Rio tiveram início em 1998 com uma ação de limpeza pelos Amigos da Montanha que começaram desta forma a dinamizar o Areal de Barcelinhos que durante anos tinha estado votado ao abandono.

[Fonte: Elisabete Rocha / Amigos da Montanha]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: