terça-feira, 7 de julho de 2015

II Corrida de Aventura "Escola de Armas" / Campeonato Ibérico de Corridas de Aventura 2015: Turmas espanholas arrecadam títulos



Decorreu no passado fim de semana a II Corrida de Aventura “Escola de Armas” / Campeonato Ibérico de Corridas de Aventura. Dois dias de muita adrenalina e salutar competição que culminaram com as vitórias das turmas espanholas do Adventure Addicts, no escalão Elite e do Raid Gallaecia 2016 Tracktherace, em Elite Mista.


A Serra de Sintra, a Costa Atlântica e a Tapada Nacional de Mafra foram palco, ao longo do fim de semana, da II Corrida de Aventura “Escola de Armas” / Campeonato Ibérico de Corridas de Aventura 2015. Organizado pela Escola de Armas e Federação Portuguesa de Orientação, com os apoios das Câmaras Municipais de Sintra e de Mafra, Tapada Nacional de Mafra, Parque Natural de Sintra / Cascais, Parques de Sintra Monte da Lua e Docapesca, o evento repartiu-se ao longo de cinco etapas (quatro no escalão de Promoção), com atividades que variaram das clássicas Orientação Pedestre e Orientação em BTT, ao Slide, Rappel, Escalada, Canoagem, Natação com Prancha e BTT em linha.

Distribuídas pelos escalões de Elite, Aventura, Elite Mista e Promoção, 33 equipas, envolvendo quase uma centena de atletas, alinharam à partida junto ao Palácio Nacional de Sintra para uma dura etapa de 40 km em BTT, percorrendo todos os lugares emblemáticos da Serra. Seguiu-se, talvez, a etapa mais espetacular e dura da prova. Uma ligação a pé entre o Cabo da Roca e a Foz do Lizandro. Foram 32 km de "montanha russa", sempre junto ao mar, o que permitiu dar a conhecer as belas praias da Costa Atlântica e paisagens deslumbrantes. Seguiu-se uma ligação de BTT até Mafra, com uma passagem pela mítica praia dos pescadores, Ericeira, para a execução dos sectores de canoagem e natação. O dia terminou com uma etapa de atividades e mais Orientação. Para o segundo dia estava reservada a “visita” à Tapada Nacional de Mafra, num percurso de 38 km de BTT.


Domínio espanhol

Após 17 horas de competição foram encontrados os novos Campeões Ibéricos de Corridas de Aventura, com os espanhóis da Adventure Addicts a registarem no final um total de 74 CP’s e a levarem de vencida por larga margem a competição no escalão de Elite Masculina. Assistiu-se a uma intensa luta pelos lugares imediatos, com os espanhóis do Raid Gallaecia 2016 Tracktherace a concluírem no segundo lugar com 57 CP’s, mais um CP do que os portugueses do Arouplas - CUCUteam. Na Elite Mista, a vitória coube ao Raid Gallaecia 2016 Tracktherace com 58 CP’s, contra 49 CP’s do Clube de Aventura do Barreiro e 45 CP’s do Raid Gallaecia 2016 Fridama. Registo ainda para as vitórias do Restaurante Puerto Guardes-Cornelios no escalão Aventura e da ADFA no escalão Promoção.


Alexandre Reis, Diretor do Evento, referiu que “foi com grande entusiasmo que este ano a Escola de Armas acolheu a responsabilidade de organizar o Campeonato Ibérico”, acrescentando que “este evento vem ao encontro do propósito de formação do Curso de Instrutores de Educação Física Militar, através da organização de eventos desportivos no âmbito das Corridas de Aventura. Este conceito de prova proporciona aos Formandos a possibilidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em áreas como a orientação, manobras de cordas e organização de eventos.” As Corridas de Aventura regressam nos dias 19 e 20 de Setembro com a realização do Raid “Sagres, o Centro das Descobertas”, em Vila do Bispo, pelas mãos do GDU Azoia.


Resultados

Elite
1. Adventure Addicts – 74 CP’s
2. Raid Gallaecia 2016 – Tracktherace – 57 CP’s
3. Arouplas – CUCUteam – 56 CP’s
4. COA – 54 CP’s
5. Zezés – 52 CP’s
6. Clube de Aventura do Barreiro – 49 CP’s

Elite Mista
1. Raid Gallaecia 2016 Tracktherace – 58 CP’s
2. Clube de Aventura do Barreiro – 49 CP’s
3. Raid Gallaecia 2016 Fridama 45 CP’s
4. Paralelo 37 – 33 CP’s

Aventura
1. Restaurante Puerto Guardes - Cornelios – 73 CP’s
2. Los Martinez – Tierra Tragame – 71 CP’s
3. Marques de Vizhoja – Cornelios – 71 CP’s

Promoção
1. ADFA – 31 CP’s
2. Pernetas 1 – 29 CP’s
3. Aveiras Runners – 28 CP’s

Mais informações em http://caiberico15.weebly.com/.

[Foto gentilmente cedida por Alexandre Reis]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: