sábado, 4 de julho de 2015

I Rogaine Jogos do Sado: Trail e Orientação de mãos dadas no Parque Natural da Arrábida



Prova combinada de Orientação com Trail”. Se isto faz soar campaínhas aos seus ouvidos, então esta prova é para si. O Parque Natural da Arrábida será o palco, na tarde do próximo dia 11 de julho, do I Rogaine Jogos do Sado e o prazo para efetuar a sua inscrição está a terminar.


O I Rogaine Jogos do Sado integra-se no programa municipal Jogos do Sado e é organizado em parceria pela CMS, Associação de Deficientes das Forças Armadas (ADFA) e Federação Portuguesa de Orientação (FPO), encontrando-se igualmente inscrito no calendário de provas desta última. Com a organização desta I edição, o programa Jogos do Sado e a FPO pretendem estimular a realização de atividades na natureza de longa duração, numa perspetiva de desporto para todos.
Pelas suas características, o Rogaine Jogos do Sado tem como público-alvo qualquer pessoa amante de atividade física e está ao alcance de todos.

Rogaine (“rogaining”, na designação internacional) é um desporto de corrida e navegação de longa distância, que poderá ser descrito como um “casamento” entre Trail running e Orientação. Na versão clássica formal tem a duração de 24 horas, embora existam muitos outros formatos mais curtos e simples, como é o caso deste I Rogaine Jogos do sado. O trabalho de equipa, resistência, competição e uma valorização do ambiente natural são característicos desta atividade. O Rogaine envolve estratégia e planeamento de trajetos entre postos de controlo, podendo usar-se uma variedade de tipos de mapa.O objetivo da competição é somar o máximo possível de pontuação no tempo limite da prova (4 horas), visitando um conjunto de pontos de controlo a que é atribuída uma determinada pontuação. Para além da vertente física da corrida, é uma prova de estratégia ao determinar o trajeto que melhor sirva os objetivos e condição física da equipa. Os pontos encontram-se assinalados num mapa que abrange uma vasta área, colocados em grandes referências (cruzamento de caminhos, cumes, etc.) e materializados no terreno através de balizas de Orientação.

A prova disputa-se nos seguintes escalões de Jovens, Seniores, Veteranos I e Veteranos II, nos géneros masculino e feminino e a concentração, estacionamento e partidas está apontada para o Pavilhão Municipal João dos Santos (Viso), em Setúbal, a partir das 13h00 do dia 11 de Julho. Devido às diversas solicitações recebidas, o prazo de inscrição foi alargado até ao próximo dia 5 de julho (domingo), havendo até ao momento dezoito equipas inscritas, num total de 50 atletas.



Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: