quinta-feira, 16 de julho de 2015

Duas ou três coisas que eu sei dela...



1. Diz que o segredo do sucesso na Orientação se deve à sua capacidade inata de, rapidamente, conseguir transformar o desenho bidimensional do mapa numa imagem na sua cabeça, através da floresta, a três dimensões. Isto e muito mais pode ler-se em Entrevista concedida por Thierry Gueorgiou ao jornal norte-americano The New York Times. Conduzida por Sam Borden e publicada no passado dia 8 de julho, a Entrevista toca alguns pontos essenciais da carreira do grande atleta francês, desde os sete títulos mundiais de Distância Média aos vários sustos que apanhou, quando encarou de frente um urso na floresta ou quando teve de ser evacuado de helicóptero para o Hospital por ser alérgico à picada de vespas. Nesta entrevista podemos ainda ouvir a sua companheira, Annika Billstam, falar do nervosismo que sentiu quando Thierry a convidou para um primeiro encontro, das sua experiências ao lado do campeão – “quando vamos a algum lado e é ele quem conduz, não pára de me pedir para ver o mapa” – e da sua retirada no final desta temporada. Sobre este tema, Thierry Gueorgiou não se compromete, adiando para Setembro a decisão sobre a sua continuidade ou não. Mas sempre vai adiantando que "decisivamente, o final da minha carreira está próximo”. Tudo para ler em http://www.nytimes.com/2015/07/09/sports/orienteering-thierry-gueorgiou-key-to-winning-not-getting-lost.html?_r=1.


2. Antecedendo a quarta sessão da Baixa em Boa Forma, iniciativa da Câmara Municipal do Porto, através da PortoLazer, agendada para o próximo dia 26 de Julho, o Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos leva a efeito, no próximo fim de semana, mais uma Ação de Formação de Orientação. A mesma terá lugar nos dias 18 e 19 de Julho 2015, encontra-se homologada pela Federação Portuguesa de Orientação e tem como público-alvo novos praticantes da modalidade, voluntários para a organização do Porto City Race 2015, professores licenciados em Educação Física, agentes desportivos que organizem atividades de ar livre e amantes do contacto com a Natureza. A ação terá uma parte teórico-prática, com apresentação multimédia, que terá lugar na Sala Multimédia da Atmosfera m (Montepio), na Rua Júlio Dinis, 158/160, Porto e uma parte prática que decorrerá nos Jardins do Palácio de Cristal (no sábado) e no Parque da Cidade do Porto (no domingo). As inscrições são gratuitas e limitadas ao número máximo de 30 formandos. Para mais informações e inscrições, consulte a página do GD4C em http://www.gd4caminhos.com/inicio/117-eventos/pcr/pcr-noticias/1481-acao-de-formacao-de-orientacao-2.


3. Já se encontra publicado o Boletim 1 referente ao Campeonato Ibérico de Orientação de Precisão 2015. Integrada no XXVI Troféu Martin Kronlund e organizada pelos clubes Adyron, Imperdible e Tierra Tragame, a prova terá lugar na Serra de Guadarrama, na localidade de Navacerrada (Espanha), na tarde do dia 19 de Setembro. Terreno aberto, com boa visibilidade e muito detalhe rochoso, em percursos assinados por Héctor Lorenzo Yustos e João Pedro Valente, é aquilo que poderão encontrar os competidores. Enquanto se aguardam novos desenvolvimentos em termos de Informação Técnica, registo para o facto de já se encontrarem a decorrer as inscrições. Informação disponível em http://clubimperdible.blogspot.com.es/.


4. Numa altura em que vão sendo conhecidos os nomes dos representantes dos vários países que participarão no Campeonato do Mundo de Orientação WOC 2015 e se fazem os últimos aprontos para o grande embate da temporada, as provas de selecção finais da Grã-Bretanha chamaram às proximidades de Aberdeen, na Escócia, alguns dos nomes maiores da Orientação mundial. Ao vencer as provas de Distância Média e de Distância Longa, o francês Thierry Gueorgiou tornou-se na grande figura do evento. Nas mesmas distâncias, mas no escalão feminino, as vitórias couberam à sueca Tove Alexandersson e à norueguesa Mari Fasting. No Sprint, os vencedores foram o britânico Scott Fraser (à frente do espanhol Andreu Blanes) e a norueguesa Elise Egseth. Entretanto, a Federação Britânica de Orientação divulgou a lista de seleccionados aos Campeonatos do Mundo, que se desenrolam em Inverness (Escócia), dentro de quinze dias: Scott Fraser (Sprint e Estafeta), Kris Jones (Sprint), Murray Strain (Sprint), Graham Gristwood (Distância Média, Distância Longa e Estafeta), Hector Haines (Distância Média e Distância Longa), Alasdair McLeod (Distância Média e Distância Longa), Chris Smithard (Estafeta Mista de Sprint), Dave Schorah (Estafeta Mista de Sprint) e Ralph Street (Estafeta), no sector masculino; e, no feminino, Ruth Holmes (Sprint),  Alice Leake (Sprint), Charlotte Ward (Sprint), Hollie Orr (Distância Média, Estafeta e Estafeta Mista de Sprint), Catherine Taylor (Distância Média, Distância Longa, Estafeta e Estafeta Mista de Sprint), Jessica Tullie (Distância Média), Claire Ward (Distância Longa e Estafeta) e Charlotte Watson (Distância Longa). Mais informações em http://www.britishorienteering.org.uk/.


5. Harald Ostbye, Presidente do Conselho do Desporto do CISM – Conselho Internacional do Desporto Militar, visitou a Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, a fim de conhecer as áreas seleccionadas para a realização do 49º Campeonato Mundial Militar de Orientação WMOC 2016. É precisamente este o tema de abertura de mais uma edição do Informativo Ori MB (nº 16, Maio/Junho de 2015), acabado de publicar. Editado pela Marinha do Brasil e dirigido por Rúbens da Igreja, este importante veículo de promoção da modalidade no país irmão reflecte sobre os acontecimentos que marcaram a agenda da Orientação nos últimos meses, da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação 2015, ao Dia da Comunicação Social onde, entre várias outras actividades, foi dado a conhecer o Projeto Olímpico da Marinha. Uma antevisão dos 6º Jogos Mundiais Militares (Mungyeong, Coreia do Sul) e uma excelente entrevista com David Cavalcante Rocha são igualmente pontos altos duma publicação que pode ser lida na íntegra em https://www.forj.org.br/sites/default/files/INFO%20ORI%2016%20JUN.pdf.

[Foto: Andrew Spear / nytimes.com]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: