quinta-feira, 9 de julho de 2015

Duas ou três coisas que eu sei dela...


1. Dobrada a primeira metade do seu calendário competitivo, o Portugal City Race regressa já no próximo domingo para a realização da quarta etapa. Organizado pela Associação Desportiva de Cabroelo, a primeira edição do Penafiel City Race é um evento nacional de Orientação Pedestre Urbano e tem o seu início agendado para as 10h30. Pontuável para o ranking do Portugal City Race e do Circuito Nacional Urbano da Federação Portuguesa de Orientação (CiNU), o evento será constituído por uma única etapa e aberto a pessoas de qualquer idade, podendo participar individualmente, ou em grupo. Os percursos irão combinar a zona urbana e histórica da cidade com as suas belezas naturais circundantes. O evento terá também um percurso turístico para aqueles que pretendam conhecer um pouco melhor a Cidade de Penafiel, podendo explorar e desfrutar de um mapa onde a história, a natureza, o moderno e o antigo, se misturam e confundem para dar lugar a espaços únicos. Mais informações em http://cityrace.pt/index.php/blog/penafielcityrace.


2. No sábado, dia 11 de Julho, o perfume da Orientação vai igualmente espalhar-se pela cidade do Porto, com ponto de encontro marcado para a Praça D. João I, em frente ao Teatro Rivoli, a partir das 10h00. Trata-se de mais uma actividade inserida no programa “Porto em Boa Forma”, levada a cabo pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos e pela Câmara Municipal do Porto, através da PortoLazer, com um conceito particularmente atrativo: a realização dum percurso turístico, com passagem por alguns monumentos emblemáticos da Cidade ou locais de interesse turístico. “Não se pretende que esta atividade seja uma competição, mas sim uma forma de aprendizagem da modalidade em comunhão com a cultura e o turismo”, referem os organizadores, acrescentando ser a participação gratuita e havendo ainda a possibilidade de acompanhamento por monitores. Saiba mais em http://www.gd4caminhos.com/gd4c-media/noticias/1477-orientacao-na-baixa-porto-em-boa-forma-2015.


3. Na tarde de sábado, a cidade de Águeda prepara-se para receber uma prova de Orientação de carácter local. Inserida nessa extraordinária manifestação festiva que é a “AgitÁgueda”, o Águeda Adventure Race é uma prova de Orientação dirigida a atletas federados e não federados e que tem como grande objectivo, para além da animação desportiva do AgitÁgueda, proporcionar à população em geral a aprendizagem das técnicas de Orientação. O Clube de Aventura da Bairrada junta-se ao município de Águeda para colocar de pé esta manifestação desportiva, esperando que os participantes vivenciem novas experiências. A prova desenrola-se pelos jardins, ruas, ruelas, becos e demais área urbana da cidade de Águeda e tem o seu início previsto para as 16h00. Aqueles que pretendam prolongar a sua estadia em Águeda terão ainda a oportunidade de assistir, pelas 22h00, ao concerto de Paulo Gonzo. Mais informações em http://aventurabairrada.wix.com/aguedarace.


4. Quase quatro centenas de atletas - dos quais oitenta nos escalões abertos – participaram, em S. Pedro de Moel e no Pedrógão Norte, no 17º Grande Prémio de Orientação do RA4 / Campeonato Nacional Universitário de Orientação 2014/2015. Organizado pelo Regimento de Artilharia 4 e pelo Clube de Orientação do Centro, a prova teve em Rafael Miguel (Ori-Estarreja) e Stepanka Betkova (ADM Ori-Mondego) os grandes vencedores no escalão de Elite. Tiago Gingão Leal (Universidade do Porto) e Vera Alvarez (Universidade Nova) sagraram-se Campeões Universitários. Coletivamente, o triunfo coube à ADFA. Tudo para conferir em http://www.coc.pt/eventos/27jun2015/.


5. Os Amigos da Montanha levaram a cabo o 1º Open de Esposende de Orientação em BTT. Pontuável para a Taça de Portugal de Orientação em BTT 2015 e distribuída por duas etapas – Distância Média e Distância Longa -, esta prova foi o resultado duma parceria com a Câmara Municipal de Esposende, com vista à realização de atividades de Orientação naquele concelho. Com centro de evento e chegada no Castro de S. Lourenço, a prova estendeu-se pelos bonitos espaços do planalto de Vila Chã, em terreno misto de zona urbana e floresta, com uma interessante profusão de caminhos, que viria a revelar-se do particular agrado dos cerca de 70 participantes. A vitória nos escalões de Elite acabaria por sorrir a Daniel Marques, em Masculinos, e a Susana Pontes, em femininos, ambos em representação do Clube de Orientação do Centro. Por equipas, a vitória coube, uma vez mais, ao Clube BTT Loulé / BPI. Resultados completos e demais informações em http://www.amigosdamontanha.com/_i_open_de_oribtt_de_esposende.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: