segunda-feira, 8 de junho de 2015

Dia Nacional da Orientação 2015: Jornada inclusiva juntou 50 participantes em Santo Tirso



Orientação Adaptada e Orientação Pedestre foram as duas vertentes dinamizadas pelo NAST – Santo Tirso para celebrar o Dia Nacional da Orientação 2015. Mais de meia centena de atletas em duas atividades que, fazendo vincar o valor inclusivo da Orientação, voltaram a promover a modalidade na cidade dos Jesuítas.


O Núcleo Associativo de Santo Tirso, através da sua Secção de Orientação, levou a cabo na tarde e noite do passado sábado um conjunto de eventos que pretenderam assinalar a 7ª edição do Dia Nacional da Orientação. Ambas as etapas decorreram segundo o planeado e nos locais previstos, tendo a parte da tarde sido dedicada à Orientação Adaptada. A prova teve lugar no mapa da Escola Agrícola Conde de S. Bento, com a participação de 35 atletas, entre os de competição e de atividade adaptada. Alguns alunos das escolas de Santo Tirso aproveitaram para um primeiro contacto com a modalidade, manifestando uma satisfação pelo percurso e pela forma como se desenrola esta disciplina.

Ao início da noite decorreu um Sprint Urbano no mapa da Cidade de Santo Tirso, com três percursos – Curto, Médio e Longo - percorrendo as zonas mais emblemáticas da cidade. Participaram 19 atletas, sendo a maior parte principiantes na modalidade. A manifestação dos participantes quanto à organização e ao tipo de percursos, foi positiva e com vontade de repetir pelos “novatos”, incluindo as crianças que acompanharam os pais.

O balanço da organização é positivo mas, de acordo com os seus responsáveis, “após uma divulgação local por várias formas, não conseguimos o número de participantes que tínhamos delineado, 50 novos participantes, e mesmo alguns que se tinham inscrito não apareceram.” E terminam com um objetivo em mente: “Vamos tentar rever a forma de inscrição e vinculação ao processo, assim como melhorar a comunicação e divulgação.”

[Informações e foto gentilmente cedidas por Fernando André]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: