quarta-feira, 10 de junho de 2015

Campeonatos da Europa de Orientação em BTT 2015: Títulos de Distância Média para Foliforov e Barlet



Mais do que um objetivo, Anton Foliforov viu cumprido hoje o seu maior desejo, o de acrescentar ao valiosíssimo currículo uma primeira medalha de ouro conquistada em Campeonatos da Europa. Na prova feminina, Gäelle Barlet foi a grande vencedora, após um longo período de ausência do lugar mais alto do pódio em provas deste calibre.


À entrada da segunda metade dos Campeonatos da Europa de Orientação em BTT 2015, Vale das Eiras, no concelho de Idanha-a-Nova, foi palco ao início da tarde de hoje da final de Distância Média. Alinharam à partida 60 atletas no escalão masculino e 40 no feminino, para uma prova discutida ombro a ombro do primeiro ao derradeiro metro.

No setor masculino, os russos Valeriy Gluhov e Ruslan Gritsan apresentavam à partida credenciais de peso – o primeiro, Campeão da Europa em título; o segundo, Campeão do Mundo – mas foi outro russo, Anton Foliforov, a fazer história. Muito cauteloso ao longo de toda a prova, níveis de concentração ao máximo, só após o 13º dos 20 pontos que compunham o traçado de percurso o atual líder do ranking mundial tomou o comando das operações, para terminar em grande estilo com o tempo de 48:09. Andreas Waldmann (Austria) primeiro e depois Cédric Beill (França) estiveram por momentos na mó de cima, mas foi o francês Yoann Garde aquele que mais dores de cabeça deu ao russo, terminando na segunda posição com mais 17 segundos. Valeriy Gluhov ocupou o lugar mais baixo do pódio, concluindo no tempo de 48:55. Baptiste Fuchs (França) repetiu a quarta posição alcançada ontem, enquanto Jussi Laurila (Finlândia) e Cédric Beill trocaram de posições entre si em relação à prova de Sprint, com o finlandês a ser quinto e Beill a concluir na sexta posição. Uma palavra ainda para o português Davide Machado, a fechar o top 20 com o tempo de 52:33 e como que a querer mostrar que “o mau tempo já lá vai”.


Vitória arrancada a ferros

A prova feminina viu a francesa Gäelle Barlet chegar à vitória, algo que não sucedia em etapas pontuáveis para a Taça do Mundo desde o dia 27 de Agosto de 2011, altura em que se sagrou Campeã do Mundo de Sprint (Vicenza, Itália). Barlet chegou a rolar na parte inicial da prova com uma desvantagem superior a um minuto para a russa Svetlana Poverina, mas foi com a sueca Cecilia Thomasson e com a finlandes Marika Hara que a francesa travou a grande batalha quando, já muito próximo do final, com três pontos apenas por controlar, a diferença entre as três se resumia a 32 segundos e Thomasson, a Campeã do Mundo de Distância Média em título, seguia no comando. No final, vitória de Gäelle Barlet com o tempo de 45:52, contra 45:59 de Cecilia Thomasson e 46:19 de Marika Hara, respetivamente segunda e terceira classificadas. A dinamarquesa Camilla Søgaard quedou-se na quarta posição, a escassos dez segundos do pódio, enquanto a russa Svetlana Poverina foi quinta e a britânica Emily Benham, atual líder do ranking mundial e que defendia aqui o seu título europeu de Distância Média conquistado em Zamosc (Polónia, 2013), concluiu na sexta posição.

Nos Campeonatos da Europa de Juniores, o finlandês Sauli Pietikainen e a checa Veronika Kubinova foram as grandes figuras da jornada de hoje, levando de vencida os escalões respetivos. Pietikainen bateu o francês Florian Pinsard (medalha de bronze no dia de ontem) pela estreita margem de 19 segundos. Por sua vez, Kubinova melhorou a medalha de prata conquistada na prova de Sprint, impondo-se à russa Olga Mikhailova pela confortável margem de 2:16. Vencedora no dia de ontem, a francesa Lou Denaix fechou o pódio a longínquos 5:41 da vencedora. Quanto aos Europeus de Jovens, a conhecerem em Portugal a primeira edição, o russo Kiril Lepeshenko foi o grande vencedor no escalão masculino, após acérrima luta com o finlandês Eerik Nurminem, grande figura da final de Sprint disputada ontem, a quem venceu por escassos seis segundos. Com cinco atletas nos sete primeiros lugares, a Russia voltou a dominar por completo o escalão feminino, verificando-se uma troca nas posições das duas primeiras classificadas relativamente ao dia de ontem. Alena Fedoseeva levou de vencida esta Distância Média, impondo-se à sua compatriota Daria Mykriukova. Na terceira posição classificou-se Natalia Shatalova.


Resultados

EMTBOC 2015

Homens Elite
1. Anton Foliforov (Russia) 48:09
2. Yoann Garde (França) 48:26
3. Valeriy Gluhov (Russia) 48:55
4. Baptiste Fuchs (França) 48:59
5. Jussi Laurila (Finlândia) 49:25
6. Cedric Beill (França) 49:45

Damas Elite
1. Gäelle Barlet (França) 45:52
2. Cecilia Thomasson (Suécia) 45:59
3. Marika Hara (Finlândia) 46:19
4. Camilla Søgaard (Dinamarca) 46:29
5. Svetlana Poverina (Russia) 46:30
6. Emily Benham (Grã-Bretanha) 47:16


EJMTBOC 2015

H20
1. Sauli Pietikainen (Finlândia) 44:18
2. Florian Pinsard (França) 44:37
3. Edwin Oliver-Evans (Grã-Bretanha) 45:41

D20
1. Veronika Kubinova (República Checa) 44:24
2. Olga Mikhailova (Russia) 46:40
3. Lou Denaix (França) 50:05


EYMTBOC 2015

H17
1. Kiril Lepeshenko (Russia) 28:10
2. Eerik Nurminen (Finlândia) 28:16
3. Jakub Jaroszek (Polónia) 28:20

D17
1. Alena Fedoseeva (Russia) 24:43
2. Daria Mykriukova (Russia) 25:32
3. Natalia Shatalova (Russia) 27:51

Resultados completos e demais informações em http://mtbo15.fpo.pt/.

[Fotos gentilmente cedidas por Susana Reis]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: