sábado, 6 de junho de 2015

Campeonatos da Europa de Orientação em BTT 2015: Yoann Garde (França)




Nome: Yoann Garde
Idade: 31
Vive em: Pélussin, França
Profissão e grau de escolaridade: Produtor de sumos de frutas.
Anos de prática desportiva: Desde sempre que faço desporto e comecei a praticar Orientação Pedestre em 1993.
Anos de Orientação em BTT: Treino Orientação em BTT desde 2007, mas a minha primeira competição foi em 2008.
O que a levou a iniciar-se na Orientação em BTT: Integrava a equipa B francesa de Orientação Pedestre, mas depois duma série de lesões acabei por me decidir a experimentar a Orientação em BTT.
Outras informações pessoais que gostasse de partilhar: Com a Hana, temos um filha muito bonita, Alena.
Posição atual no ranking de Orientação em BTT da IOF: 18º lugar
Posição atual na Taça do Mundo de Orientação em BTT 2015: 5º lugar



Qual a melhor recordação na Orientação em BTT até ao momento?
- Tantas e tão boas recordações!!... O momento em que me senti na minha melhor forma foi no decorrer da Taça do Mundo, na Polónia, em 2012. Mas os Campeonatos do Mundo em Itália, nesse mesmo ano, também foram excelentes.

Onde vai buscar a inspiração?
- Gosto de desportos de natureza e a isso devo acrescentar o bom ambiente que se vive no seio do Grupo de seleção da França.

Quer mencionar um ou dois aspetos do treino que são as chaves do seu sucesso?
- Procuro diversificar o meu treino, repartindo-o por diversas modalidades (Orientação Pedestre, Orientação em BTT e Ciclismo). Treino com frequência com os atletas do Clube de Ciclismo de Pélussin.

Quais são as suas metas para os Campeonatos Europeus, em Portugal?
- Divertir-me e dar o meu melhor.

Qual é o seu maior desafio na competição, e como pretende gerir isso?
- Manter a cabeça arejada e as pernas fortes, especialmente com muitas subidas.

Qual será a sua maior conquista nesta temporada?
- Um pódio nos Campeonatos da Europa ou nos Campeonatos do Mundo.

Há algo mais que gostaria de partilhar?
- Deixar um agradecimento a toda a minha família e aos meus colegas de treino, e em especial aos meus pais pela sua ajuda com a nossa filha Alena.

[Foto: Hana Garde]

Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: