terça-feira, 2 de junho de 2015

Campeonatos da Europa de Orientação em BTT 2015: Davide Machado (Portugal)




Nome: Davide Machado
Idade: 27
Vive em: Jamor, Lisboa
Profissão e grau de escolaridade: Estudante.
Anos de prática desportiva: 15 anos.
Anos de Orientação em BTT: 7 anos.
O que a levou a iniciar-se na Orientação em BTT: O gosto pela Orientação Pedestre e pelo Montanhismo.
Outras informações pessoais que gostasse de partilhar: Adoro desporto em geral.
Posição atual no ranking de Orientação em BTT da IOF: 31º lugar



Qual a melhor recordação na Orientação em BTT até ao momento?
- O meu melhor momento, foi o Campeonato do Mundo em Itália 2011, apesar de a primeira experiência em Mundias ter sido em Montalegre em 2010. Mas o 5º lugar na Longa e o 6º no Sprint alcançados em Itália foram sem dúvida os melhores momentos. O evento em si também fez com que esse mesmo momento fosse especial!

Onde vai buscar a inspiração?
- A nível nacional e no que toca à Orientação em BTT, sempre tive o Daniel Marques como minha grande inspiração, ainda hoje me impressiona a sua qualidade técnica. A nível internacional o Erik Skovgaard Knudsen.

Quer mencionar um ou dois aspetos do treino que são as chaves do seu sucesso?
- Essencialmente o empenho nos treinos e o gosto pelo que se faz. Penso que são as duas chaves para qualquer tipo de sucesso!

Quais são as suas metas para os Campeonatos Europeus, em Portugal?
- Pois, quanto a isso e infelizmente, fiz uma fractura no pé direito a 1 de Abril, o que me obrigou a estar parado até ao momento. Já retomei os treinos, mas os objectivos inicialmente propostos para o Europeu (top5) já não são possíveis, vou apresentar-me no Europeu com apenas duas semanas de treino e ainda condicionado! No entanto com vontade tudo se consegue, neste momento não me proponho a objectivos, mas nos dias de competição não vou "baixar os braços" e como sempre farei o meu melhor!

Qual é o seu maior desafio na competição, e como pretende gerir isso?
- De um modo geral o maior desafio numa prova de Orientação em BTT é a leitura de mapa e a escolha da melhor opção em andamento, ou seja, a parte técnica. No entanto, para esta prova (Europeu), penso que a minha maior dificuldade (e não é normal) será a parte física. A zona de prova é dura fisicamente e com o calor que se prevê não ajudará aqueles que não se encontram na melhor forma, como é o meu caso. Mesmo assim, vou apostar mais na parte técnica uma vez que terei de reduzir andamento.

Qual será a sua maior conquista nesta temporada?
- O maior objectivo passou a ser agora o Campeonato do Mundo na República Checa. Vou fazer uma preparação especifica para essa altura e tentar alcançar o pretendido para esta época. Será uma prova complicada e em terrenos difíceis, mas tentarei pelo menos um top 8!

Tem algum lema pelo qual orienta o seu modo de vida?
- Vive com a certeza de que o que fazes e como o fazes te faz feliz.

Há algo mais que gostaria de partilhar?
- Mantenho o sonho de alcançar uma medalha num Mundial!

[Foto: facebook.com/ MTBOworlds2014]

Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: