quinta-feira, 11 de junho de 2015

Campeonatos da Europa de Orientação em BTT 2015: Cédric Beill (França)




Nome: Cédric Beill
Idade: 22
Vive em: Schirmeck, França
Profissão e grau de escolaridade: Representante de vendas.
Anos de prática desportiva: 15 anos.
Anos de Orientação em BTT: 8 anos.
O que a levou a iniciar-se na Orientação em BTT: Exagerei no treino de Orientação Pedestre e comecei a voltar-me para a bicicleta. Gostei desta viragem, experimentei a Orientação em BTT e acabei por me viciar.
Outras informações pessoais que gostasse de partilhar: Tenho mais bicicletas do que os dias da semana!
Posição atual no ranking de Orientação em BTT da IOF: 1º lugar
Posição atual na Taça do Mundo de Orientação em BTT 2015: 1º lugar



Qual a melhor recordação na Orientação em BTT até ao momento?
- O meu melhor momento ainda é o terceiro lugar na prova de Estafeta do Campeonato do Mundo 2012, na Polónia, naquele que foi o meu primeiro ano no escalão de Elite. Foi uma prova realmente incrível e uma medalha completamente inesperada.

Onde vai buscar a inspiração?
- O que me motiva para treinar diariamente são sobretudo os grandes momentos vividos durante a minha carreira desportiva, sobretudo as medalhas de ouro alcançadas no meu último ano nos Campeonatos do Mundo de Júniores.

Quer mencionar um ou dois aspetos do treino que são as chaves do seu sucesso?
- Trabalho muito a parte mental, visto a capacidade de concentração ser um dos aspectos mais importantes no decorrer duma prova. Não ser distraído pela concorrência e manter o foco em qualquer condição são as chaves que conduzem ao sucesso.

Quais são as suas metas para os Campeonatos Europeus, em Portugal?
- O meu objectivo é chegar ao pódio numa das distâncias, não elegendo uma delas em particular como a minha preferida. Se for seleccionado para integrar a equipa de Estafeta, desejo ainda poder dar um bom contributo.

Qual é o seu maior desafio na competição, e como pretende gerir isso?
- Não tenho um ponto fraco que possa personalizar, sendo a forma de lidar com o calor a parte mais difícil… Não estou habituado a condições climatéricas com temperaturas elevadas.

Qual será a sua maior conquista nesta temporada?
- Como para muitos outros atletas, o grande objectivo será a conquista duma medalha de ouro nos Campeonatos do Mundo, tal como aconteceu no escalão Júnior. Pelo menos, é nesse sentido que estou a trabalhar.

Tem algum lema pelo qual orienta o seu modo de vida?
- A vitória não é daqueles que acreditam mais, mas daqueles que o fazem por mais tempo!

Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: