quarta-feira, 10 de junho de 2015

Campeonatos da Europa de Orientação em BTT 2015: Tuomo Lahtinen (Finlândia)




Nome: Tuomo Lahtinen
Idade: 24
Vive em: Heinola, Finlândia
Profissão e grau de escolaridade: Empresário. Personal Trainer.
Anos de prática desportiva: Desde criança. Comecei a fazer Orientação com a idade de 5 anos.
Anos de Orientação em BTT: Desde 2009/2010.
O que o levou a iniciar-se na Orientação em BTT: Experimentei a Orientação em BTT pela primeira vez em 2007 e em 2008 e fui o terceiro classificado na minha primeira competição, nos Campeonatos da Finlândia. Após alguns anos sem conseguir grandes resultados na Orientação Pedestre, acabei por abraçar definitivamente a Orientação em BTT.
Posição atual no ranking de Orientação em BTT da IOF: 28º lugar
Posição atual na Taça do Mundo de Orientação em BTT 2015: 36º lugar



Qual a melhor recordação na Orientação em BTT até ao momento?
- Até ao momento, a minha melhor recordação foi a subida ao pódio no ano passado. Consegui uma boa prestação na prova de Estafeta dos campeonatos do Mundo, assim como os meus colegas de equipa. Terminámos na segunda posição. Esta foi a minha primeira medalha em Campeonatos do Mundo e não será a última.

Onde vai buscar a inspiração?
- A Orientação é um dos aspetos importantes da minha vida e gosto imenso de praticá-la. É isso que me inspira e me motiva.

Quer mencionar um ou dois aspetos do treino que são as chaves do seu sucesso?
- Muito treino com mapa, evidentemente. Os meus treinos são feitos principalmente em áreas urbanas, com muitas curvas aperatadas, travagens a fundo e acelerações constantes.

Quais são as suas metas para os Campeonatos Europeus, em Portugal?
- Prefiro a distância de Sprint mas procurarei também melhorar os meus resultados nas distâncias mais longas. Quanto à Estafeta, espero conseguir uma medalha.

Qual é o seu maior desafio na competição, e como pretende gerir isso?
- Estar focado. Esse é o grande desafio. Com muito frequência, a minha concentração “apaga-se” por instantes e acabo por cometer erros tremendos.

Qual será a sua maior conquista nesta temporada?
- Melhorar a minha Orientação e, consequentemente, os meus resultados em todas as distâncias e conquistar uma nova medalha na Estafeta dos Campeonatos do Mundo.

Tem algum lema pelo qual orienta o seu modo de vida?
- Acredita em ti e conseguirás alcançar aquilo que desejas!

[Foto: Mika Häkkinen]

Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: