segunda-feira, 1 de junho de 2015

Campeonatos da Europa de Orientação em BTT 2015: Ruslan Gritsan (Rússia)




Nome: Ruslan Gritsan
Idade: 36
Vive em: Moscovo, Rússia.
Profissão e grau de escolaridade: Treinador de desporto, Instituto de Cultura Física da Região de Moscovo.
Anos de prática desportiva: 25 anos.
Anos de Orientação em BTT: Desde 2002.
O que a levou a iniciar-se na Orientação em BTT: Eu praticava Orientação em Esqui e sagrei-me Campeão do Mundo em 2005 [em Levi/Kittilä, Finlândia]. Mas comecei a ter problemas de costas que me condicionavam na prática do Esqui e tive de abandonar esta disciplina. De imediato comecei a dedicar-me à Orientação em BTT.
Outras informações pessoais que gostasse de partilhar: Tenho uma particularidade em relação aos outros orientistas em BTT pelo facto de não ver do olho direito. É por esse motivo que prefiro as subidas às descidas (risos).
Posição atual no ranking de Orientação em BTT da IOF: 2º lugar
Posição atual na Taça do Mundo de Orientação em BTT 2015: 25º lugar



Qual a melhor recordação na Orientação em BTT até ao momento?
- As duas medalhas de ouro conquistadas nos Mundiais de 2005, em Banska Bystrica. Foram completamente inesperadas e aquelas que mais gozo me deram.

Onde vai buscar a inspiração?
- Os meus erros são a minha fonte de inspiração.

Quer mencionar um ou dois aspetos do treino que são as chaves do seu sucesso?
- Um bom treinador e trabalho árduo.

Quais são as suas metas para os Campeonatos Europeus, em Portugal?
- Estar entre os melhores.

Qual é o seu maior desafio na competição, e como pretende gerir isso?
- O treino prolongado nos momentos que antecedem as competições.

Qual será a sua maior conquista nesta temporada?
- Chegar às medalhas, tanto nos Campeonatos da Europa como nos Campeonatos do Mundo.

Tem algum lema pelo qual orienta o seu modo de vida?
- Não andes mais rápido do que a tua cabeça consegue pensar!

[Foto: Alexey Smirnov]

Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: