sexta-feira, 1 de maio de 2015

Titaguas Orienteering 2015: Héctor Lorenzo vence etapa de PreO



Hector Lorenzo foi o grande vencedor da etapa de PreO integrada no Open Internacional de Orientación Villa de Titaguas. Numa prova que contou com a participação de 48 atletas, Lorenzo teve uma percentagem de 100% de acertos, impondo-se à concorrência de forma inapelável.


A Orientação de Precisão em Espanha continua a dar passos certos e seguros no caminho da sua afirmação plena. Desta feita foi em Titaguas, região serrana a oeste de Valência, que teve lugar mais uma prova desta desafiante disciplina, numa iniciativa que contou com a prestimosa colaboração da Cátedra Divina Pastora de Desporto Adaptado da Universidade de Valencia. Organizado pela Sociedade Desportiva Correcaminos, Município de Titaguas e Serviço de Educação Física e Desportos da Universidade de Valencia, a prova teve lugar na tarde do passado sábado, nela marcando presença 48 dos 53 atletas inicialmente inscritos, todos eles disputando a vitória na Classe Aberta. Esta prova contou ainda com o apoio de voluntariado da Universidade de Valencia, do IES Maritim e de membros do Clube Cruz Cubierta de Orientação de Valencia, sob a Supervisão de Niclas Gil.

Com mapa dos portugueses Rui Antunes e José Batista, atualizado em Abril de 2015 por José António Tamarit que assinou também o percurso, juntamente com Ana Belén Calvo, a prova constou de 19 pontos convencionais, aos quais se somou uma estação cronometrada com dois desafios extra. Atleta experiente nestas andanças, Héctor Lorenzo Yustos (Imperdible) fez uma prova consistente, tendo sido o único a conseguir um pleno de respostas corretas. Apontado como grande favorito à vitória, Mark Heikoop (Aligots) registou uma resposta errada, quedando-se assim pela segunda posição. Com o mesmo número de pontos do holandês mas com mais sessenta e um segundos nos pontos cronometrados, Rafael Arranz Muñoz (Rumbo-Madrid Sanse) ocupou o lugar mais baixo do pódio. Campeão de Espanha de PreO em título, Alex Tello Lacal (Valencia-O) concluiu no 16º lugar, com 15 pontos e oitenta segundos nos cronometrados.

Responsável pelo desenho de percursos, o Campeão Ibérico de Orientação de Precisão em título, José António Tamarit, não escondia no final a sua alegria pelos índices de participação na prova: “Estamos extremamente contentes, visto tratar-se duma disciplina que não está muito desenvolvida em Espanha e que graças a iniciativas como as da Cátedra Divina Pastora vai dando a conhecer-se. Ao mesmo tempo, conseguimos aumentar a oferta em termos de acesso ao meio natural a grupos que, neste particular aspeto, se encontram fortemente condicionados.” Miguel Ángel Torregrosa, membro da Cátedra Divina Pastora e técnico do Serviço de Educação Física e Desportos da Universidade de Valência, referiu ainda que “a Comissão mista da Cátedra não teve dúvidas em dar todo o apoio possível à disciplina de PreO, dentro da modalidade de Orientação, por ser uma atividade sustentável, amiga do ambiente, integradora, que permite ajudar no impulso dos territórios de interior e que contribui para o seu conhecimento e respeito”.


Resultados completos, mapas e soluções em http://www.orientaciontitaguas.com/resultados/.

[Foto gentilmente cedida por Miguel Ángel Torregrosa]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: