domingo, 3 de maio de 2015

Taça dos Países Latinos 2015: Vitória da Espanha, Portugal em 4º lugar



A Espanha foi a grande vencedora da 21ª edição da Taça dos Países Latinos – Latinum Certamen, disputada ao longo do fim de semana em Vlessart, no sudeste da Bélgica. Numa competição em que Portugal foi o 4º classificado, o destaque individual vai para as espanholas Anna Serralonga Arquès e Maria Prieto del Campo, contando por vitórias as três etapas disputadas.


O fim de semana prolongado chamou à Bélgica mais de seis centenas de atletas de 18 diferentes nações para a realização do popular evento designado “3 Dias da Bélgica” e que se realiza ininterruptamente naquele País desde 2000. A competição deste ano teve por palco a Floresta de Anlier, a maior mancha florestal da Bélgica, dividindo o seu programa por duas provas de Distância Longa e uma de Distância Média, esta no segundo dia e pontuável para o Ranking Mundial. A competição acolheu também a 21ª edição da Taça dos Países Latinos – Latinum Certamen, na qual participaram a Bélgica, a Espanha, a Itália, Portugal e a Roménia, com os respetivos atletas distribuídos pelos escalões de H/D18, H/D20 e H/D21Elite.

O primeiro dia de provas da Taça dos Países Latinos foi preenchido pela etapa de Sprint, na qual a Espanha alcançou três vitórias, contra duas da Bélgica e uma da Itália. Daniel Catarino foi o melhor português, graças à segunda posição no escalão H20. Espanha e Bélgica tomavam a dianteira da classificação coletiva, ambas com 25 pontos, contra 18 de Portugal, o terceiro classificado. Uns furos abaixo do que tinha feito na véspera, Portugal viu-se ultrapassado pela Itália no final da segunda etapa ao perder 10 pontos para a sua congénere italiana. João Novo foi desta feita o nosso melhor representante, terminando na segunda posição no escalão H18. Os transalpinos alcançaram dois triunfos individuais nesta etapa de Distância Média, ficando apenas atrás da Espanha, com três triunfos individuais. A liderança era agora da Espanha, com um total acumulado de 51 pontos, contra 44 da Bélgica, 37 da Itália, 31 de Portugal e 23 da Roménia.


Portugal termina na 4ª posição

Disputada na manhã de hoje, a etapa de Distância Longa que encerrou a competição viu a Roménia, a Itália e a Espanha repartirem entre si, de forma equitativa, os seis títulos em disputa. O equilíbrio foi, nesta etapa, a nota dominante, pelo que o escalonamento das equipas vindo da etapa anterior acabou por não sofrer qualquer alteração. As espanholas Anna Serralonga Arquès e Maria Prieto del Campo confirmaram as excelentes prestações das duas etapas anteriores, conquistando um pleno de vitórias e garantindo, só à sua conta, metade dos pontos alcançados pela Espanha no final da competição. Portugal voltou a ter um desempenho bastante regular, com Daniel Catarino a ser de novo o nosso melhor representante graças ao segundo lugar alcançado. Com três segundas posições e dez terceiros lugares, Portugal concluiu a sua participação na Taça dos Países Latinos 2015 na quarta posição com um total de 50 pontos e com uma vantagem de 11 pontos sobre a Roménia, 5ª classificada. Na primeira posição classificou-se a Espanha, com um total de 72 pontos, repetindo o resultado alcançado no Uruguai em 2014 e chegando à vitória pela 7ª vez em 21 edições da competição. Com menos 12 pontos, a Bélgica foi a segunda classificada, cabendo a terceira posição à Itália, com 57 pontos.

Importa referir que a espanhola Anna Serralonga Arquès e o romeno Ionut Alin Zinca levaram de vencida os 3 Dias da Bélgica nos escalões de Elite feminina e Elite masculina, respetivamente. As cores da Bélgica foram uma figura quase constante no lugar mais alto dos 37 pódios em disputa, com um total de 24 triunfos. Para além das exceções atrás referidas, merecem o devido destaque os triunfos dos espanhóis Jesus Rodriguez Corrochano e Maria Prieto del Campo, respetivamente em H18 e D18 e do italiano Mattia Debertolis em H20. Portugal teve igualmente um atleta seu nos pódios dos 3 Dias da Bélgica, graças ao desempenho de João Novo, 3º classificado em H18. Mais informações em http://2015.3days.be/.

[Foto: Hélder Ferreira / facebook.com/helder.ferreira]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: