domingo, 31 de maio de 2015

I Troféu Costa Alentejana MTBO: Pekka Niemi e Susana Pontes triunfam em Santiago do Cacém


Pekka Niemi e Susana Pontes foram os grandes vencedores do I Troféu Costa Alentejana MTBO, disputado este fim de semana em Santiago do Cacém. A uma semana do grande evento da temporada em Portugal – o Campeonato da Europa de Orientação em BTT 2015 – um último e proveitoso apronto em “modo de competição” para os quase cem atletas presentes!


Pelo terceiro ano consecutivo, o município de Santiago do Cacém voltou a estar na rota dos grandes eventos de Orientação em BTT nacionais, depois de ter encerrado a Taça do Mundo em 2013 e de ter recebido os Campeonatos Nacionais no ano passado. A uma semana do início do Campeonato da Europa de Orientação em BTT 2015, a simpática vila alentejana acolheu o I Troféu Costa Alentejana MTBO, evento pontuável para a Taça de Portugal de Orientação em BTT 2015 e que contou com a participação de 93 atletas de Portugal, Espanha, Dinamarca, Grã-Bretanha e Finlândia. A prova foi organizada conjuntamente pelo Clube da Natureza de Alvito e pelo Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano, em parceria com o Município de Santiago do Cacém e o apoio da União de Freguesias de Santiago do Cacém, S. Bartolomeu e Santa Cruz, sob a égide da Federação Portuguesa de Orientação e da Federação Internacional de Orientação.

Disputadas em Santa Cruz, as etapas de Distância Média e de Distância Longa que preencheram o programa do Troféu apresentaram como desafio de grandeza superior o desnível, agravado pelo calor que se fez sentir. Mas a densidade de trilhos e caminhos foi igualmente um repto, num todo equilibrado e que acabou por constituir um excelente ensaio, quer técnica, quer fisicamente, para o grande embate que se aproxima. Batendo claramente a concorrência em ambas as etapas, o finlandês Pekka Niemi foi o grande vencedor da competição no escalão de Elite masculina, com tempos finais de 56:05 na Distância Média e de 1:54:58 na Distância Longa. Depois do brilharete de Loulé, onde alcançou o título nacional de Distância Longa, Daniel Marques (COC) voltou a mostrar-se em excelente plano, concluindo na segunda posição em ambas as etapas e amealhando duas vitórias mais para a sua conta pessoal do ranking da Taça de Portugal. A terceira posição final coube a João Ferreira (CAB), num evento que assinalou o regresso de Davide Machado (.COM), após longa paragem por lesão.

Apesar da forte oposição de Stepanka Betkova (ADM Ori-Mondego) no escalão de Elite feminina, Susana Pontes (COC) continua imparável e foi a grande vencedora deste I Troféu Costa Alentejana MTBO. A vitória de Susana Pontes por margem superior a sete minutos na etapa de Distância Média acabou por ser determinante quanto ao desfecho final, uma vez que a desvantagem da atleta em relação a Stepanka Betkova na etapa de Distância Longa se cifrou em quase nove minutos. A espanhola Ana Varela (Brigantia) concluiu no terceiro lugar final. Nos restantes escalões, destaque para o triunfo de Paul Roothans (CN Alvito) no escalão H20, com margens significativas sobre a concorrência em ambas as etapas.


Resultados

Elite Masculinos
1. Pekka Niemi (Individual FIN) 2000,00 pontos
2. Daniel Marques (COC) 1839,90 pontos
3. João Ferreira (CAB) 1687,40 pontos
4. Ivan Trigales (Los Angeles ESP) 1646,00 pontos
5. Davide Machado (.COM) 1614,30 pontos

Elite Femininos
1. Susana Pontes (COC) 1935,00 pontos
2. Stepanka Betkova (ADM – Ori-Mondego) 1891,70 pontos
3. Ana Varela (Brigantia ESP) 1718,00 pontos
4. Ana Filipa Silva (CPOC) 1449,30 pontos
5. Rita Gomes (BTT Loulé/BPI) 1380,90 pontos

Vencedores outros escalões
H/D15 – João Fonseca (BTT Loulé/BPI) e Catarina Costa (BTT Loulé/BPI)
H/D17 – Duarte Lourenço (BTT Loulé(BPI) e Marisa Costa (COA)
H/D20 – Paul Roothans (CN Alvito) e Ana Margarida Rocha (ADFA)
H/D21A – Jorge Mendes (ADFA) e Sandra Rodrigues (ADFA)
H/D40 – Rui Botão (COC) e Alice Silva (ADFA)
H/D50 – António Rebelo (BTT Loulé/BPI) e Tove Andersen (OK-Oest DEN)
H60 – Jorge Artur (ADFA)
Open Longo – Amadeu Pinto (ADFA)

Mais informações e resultados completos em http://mtbocostaalentejana.coala.com.pt/.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: