segunda-feira, 4 de maio de 2015

FinTrailO 2015: Vitória de Marit Wiksell na tripla jornada de Espoo



Antti Rusanen e Martin Jullum repartiram entre si o triunfo nas duas etapas que marcaram o arranque da Taça da Europa de Orientação de Precisão 2015 (não oficial). No cômputo geral, porém, a vitória sorriu a Marit Wiksell, a menina-prodígio da Orientação de Precisão.


Os arredores da cidade finlandesa de Espoo foram palco, durante o fim de semana, do FinTrailO 2015, evento de Orientação de Precisão que marcou a abertura da Taça da Europa de Orientação de Precisão 2015 (não oficial). Distribuindo-se por duas etapas de PreO e uma de TempO - das quais esta última e também a segunda etapa de PreO pontuáveis para a Taça da Europa -, o FinTrailO 2015 atraiu as atenções de 118 atletas de 9 países, 106 dos quais integrando a competição no escalão de Elite.

Com direção de Anna Jacobson e traçado de percursos de Åke Jacobson e de Marko Määttälä, a competição teve o seu início na manhã de sábado com a disputa da 1ª etapa de PreO. Com apenas uma resposta errada num percurso de 24 pontos convencionais, a sueca Marit Wiksell e o checo Tomáš Leštínský foram os mais certeiros, valendo a Marit a maior rapidez na resposta aos pontos cronometrados. Vantagem nada confortável, todavia, face a um lote de perseguidores com menos um ponto e que incluía os suecos Martin Fredholm, Rolf Karlsson e Erik Stålnacke, a finlandesa Pinja Mäkinen e o noruegues Sigurd Dæhli.

A etapa de TempO que preencheu o programa da tarde veio clarificar em certa medida algumas contas e complicar outras. Campeão da Europa de TempO em título, o finlandês Antti Rusanen foi o grande vencedor com um total de 359 segundos nas respostas aos 32 pontos cronometrados, distribuídos equitativamente por 8 estações. Marit Wiksell ocupou a posição imediata com 374 segundos, seguida pelo Campeão do Mundo de TempO em título, o norueguês Martin Jullum, com 378 segundos e pela Campeã do Mundo de TempO em 2013, Pinja Mäkinen. Os suspeitos do costume, portanto, todos eles creditados com 25 pontos, de acordo com fórmula específica que permite relacionar pontualmente as competições de PreO e de TempO. Marit Wiksell era agora a líder isolada, com Pinja Mäkinen a um ponto apenas e Antti Rusanen, Erik Stålnacke e Tomáš Leštínský a dois.


Marit Wiksell, a última a rir

O programa do último dia de provas foi preenchido pelo segundo dia do PreO. Desenrolando-se num terreno de floresta extraordinariamente detalhado, o percurso teve para oferecer 32 pontos convencionais para um tempo limite de 114 minutos (classe Aberta), com 101 (!) balizas distribuídas ao longo de 600 metros de distância apenas e num mapa à escala de 1:3000. Grande vencedor da última edição da Taça da Europa, o norueguês Martin Jullum mostrou ter “nervos de aço” e foi, desta feita o grande vencedor, com um percurso limpo. Com menos um ponto classificaram-se os finlandeses Miia Turto e Antti Rusanen e o sueco Ola Jansson. Marit Wiksell fez menos dois pontos, concluindo esta etapa no 6º lugar.

Estava assim encontrado o vencedor do FinTrailO 2015, com Marit a contabilizar no final 78 pontos, contra 77 pontos de Antti Rusanen e 76 pontos de Pinja Mäkinen. No top 20 da classificação geral, só Tomáš Leštínský ousou quebrar o avassalador domínio nórdico, concluindo no 6º lugar com 74 pontos. Campeão da Europa e do Mundo na Classe Paralímpica, o sueco Michael Johansson concluiu no 35º lugar, apenas uma posição à frente da checa Jana Kostova, Campeão do Mundo paralímpica em 2013. Uma palavra ainda para o espanhol Santiago Perez Martin, 55º classificado com um total de 57 pontos.


Resultados FinTrailO 2015

1. Marit Wiksell (Suécia) 78 pontos / 98 segundos
2. Antti Rusanen (Finlândia) 77 pontos / 86 segundos
3. Pinja Mäkinen (Finlândia) 76 pontos / 55 segundos
4. Martin Jullum (Noruega) 76 pontos / 223 segundos
5. Sigurd Dæhli (Noruega) 74 pontos / 132 segundos
6. Tomáš Leštínský (República Checa) 74 pontos / 207 segundos
7. Jari Turto (Finlândia) 73 pontos / 47 segundos
8. Miia Turto (Finlândia) 73 pontos / 90 segundos
9. Lauri Mäkinen (Finlândia) 73 pontos / 99 segundos
10. Lennart Wahlgren (Suécia) 73 pontos / 132 segundos

Resultados completos, mapas, soluções e demais informações em http://www.ok77.fi/index.php/fi/fintrailo-2015.

[Foto: FinTrailO 2015 / facebook.com/FinTrailO2015]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: