terça-feira, 19 de maio de 2015

Duas ou três coisas que eu sei dela...


1. Terminado o prazo oficial para inscrições no Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão WTOC 2015, são em número de 79 os atletas inscritos até ao momento, representando 16 países. Itália, Noruega, Rússia e Croácia são algumas das selecções que não formalizaram ainda a sua participação, sendo expectável que os números finais ultrapassem a centena de participantes e que o número de países inscritos ascenda a 25. Com sete atletas inscritos, Portugal é, a par da República Checa, a segunda formação mais numerosa, apenas ultrapassada pela Suécia, com 9 atletas inscritos. A formação portuguesa é constituída pelos seguintes elementos: Luís Gonçalves (PreO Classe Aberta + TempO), Edgar Domingues (PreO Classe Aberta + TempO), Claúdio Tereso (PreO Classe Aberta), Ana Paula Marques (PreO Classe Paralímpica), Ricardo Pinto (PreO Classe Paralímpica), Inês Domingues (TempO) e Joaquim Margarido (TempO). Os Mundiais de Orientação de Precisão WTOC 2015 disputam-se na Croácia, de 22 a 28 de Junho. Mais informações em http://www.wtoc2015.org/.


2. Depois de Gouveia e dos Nacionais de Sprint e de Distância Longa, a Mealhada recebe já no próximo fim de semana os Campeonatos Nacionais de Distância Média e de Estafetas 2015. As duas provas inserem-se no Bairrada O’ Meeting 2015, evento pontuável para a Taça de Portugal VITALIS de Orientação Pedestre 2015 e que conta com a assinatura organizativa do Clube de Aventura da Bairrada, Câmara Municipal da Mealhada, Juntas de Freguesia do Luso e da Vacariça, Fundação Mata do Bussaco e Federação Portuguesa de Orientação. Dos mais de 500 participantes esperados no evento, a organização faz questão de destacar “a Escola Secundária de Palmela que vem participar com 31 jovens”, lembrando que “muitas outras escolas deviam seguir este exemplo que potencia o desenvolvimento desportivo e mental dos alunos, sendo esta uma oportunidade para quem pretenda conhecer de perto este desporto de aventura, podendo participar de forma individual ou em grupo.” Mais informações em http://aventurabairrada.wix.com/bom2015.


3. Lauri Malsroos (Estónia) foi o grande triunfador dos Campeonatos do Báltico de Orientação em BTT 2015, ao levar de vencida as provas de Sprint, Distância Média e Distância Longa. Disputado em Riga e pontuável para o ranking mundial, o evento contou com a participação de 54 atletas no escalão de Elite, em representação da Estónia, Letónia, Lituânia, Rússia e Finlândia. Destaque também para o finlandês Anders Blomster, segundo classificado nas etapas de Sprint e de Distância Longa. No sector feminino, Marika Hara (Finlândia) triunfou nas etapas de Sprint e de Distância Média, deixando fugir o triunfo na Distância Longa para a sua compatriota Ingrid Stengard pela escassa margem de dois segundos. Resultados, mapas, fotos e vídeos da competição em http://www.magnets.lv/?p=dokum&lang=lv&src=62.


4. Decorreu no passado fim de semana o Nordic Match em Orientação de Precisão 2015. Com uma prova de Estafeta, uma etapa de TempO e duas etapas de PreO disputadas em Lysekil e em Buar, a norte de Tanum, na Suécia, muito próximo do local onde terão lugar os Campeonatos do Mundo de Orientação de Precisão WTOC 2016, o evento contou com a participação de 94 atletas no escalão de Elite, entre os quais todos os “pesos pesados” da Orientação de Precisão nórdica – Suécia, Finlãndia e Noruega - e ainda representantes da Eslováquia, Itália, Grã-Bretanha, República Checa, Dinamarca e Japão. Muito disputada, a primeira etapa de PreO mostrou o finlandês Antti Rusanen ao seu melhor nível, sendo o único atleta a conseguir o pleno de respostas corretas, mas com um “pelotão” de 14 unidades no seu encalce, à distância dum ponto apenas. No segundo dia de provas, a sueca Marit Wiksell fez também um percurso limpo, concluindo com 50 pontos no conjunto das duas etapas e levando de vencida a competição. Com menos um ponto, Antti Rusanen foi o segundo classificado, tendo a terceira posição pertencido ao sueco Erik Lundkvist, com 48 pontos e em igualdade pontual com Stig Gerdtman (Suécia), Ján Furucz (Eslováquia) e Christian Tingström (Suécia), mas com a vantagem de ter sido o mais rápido e certeiro nos pontos cronometrados. Antti Rusanen foi o grande vencedor da etapa de TempO com 223 segundos, menos 42 segundos que Marit Wiksell e 57 segundos que o campeão do Mundo, o norueguês Martin Jullum, respetivamente segundo e terceiro classificados. Tudo para acompanhar em http://preoresultat.se/.


5. Pontuável para a Taça do Mundo de Corridas de Aventura ARWS 2015, teve lugar entre os passados dias 12 e 16 de maio o Gallaecia Raid, um périplo notável na distância de 550 km, a ligar Cuntis (Pontevedra) a Santiago de Compostela. Trekking, BTT, Coastering, Kayak e provas especiais de cordas foram as disciplinas do Raid, no qual estiveram presentes algumas das melhores equipas mundiais. A turma sueca da Haglöfs Silva (Jari Palonen, Robert Lindberg, Mattias Nyström e Josefina Vikberg) foi a grande vencedora com o tempo de 81:08:55, seguida dos neozelandeses da Seagate (Nathan Edward Fa'Avae, Albert Roca, Stu Lynch e Sophie Hart) com 83:47:21 e dos espanhóis do Adventure Addicts Team (Monica Aguilera, Antonio Aurelio Olivar, Fran Costoya e Ángel Garcia), com 90:19:46. Estas foram, aliás, as únicas três equipas a concluirem a prova no prazo limite de 100 horas, ao longo das quais as equipas foram obrigadas a uma paragem obrigatória para descansar de... três horas! Tudo para conferir em https://tracktherace.com/raid-gallaecia-2015/.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: