quinta-feira, 14 de maio de 2015

Duas ou três coisas que eu sei dela...



1. O Club BTT Terra de Loulé, em parceria com a Federação Portuguesa de Orientação e a Câmara Municipal de Loulé, leva a efeito no próximo fim de semana o III Ori-BTT de Loulé e simultaneamente os Campeonatos Nacionais de Orientação em BTT. Pontuável para a Taça de Portugal de Orientação em BTT 2015, o evento é constituído por três percursos, com a disputa dos títulos de Distância Média e de Sprint no Sábado e, no Domingo, do título de Distância Longa. Ainda a recuperar de grave lesão, Davide Machado (.COM) é o grande ausente, estando impedido de defender os seus títulos de Distância Longa e de Sprint. Entre os notáveis que rumarão a Loulé, Carlos Simões (COALA) defende o título nacional de Distância Média mas é um forte candidato aos restantes cetros. A oposição virá, com enorme dose de certeza, de Mário Guterres (ADFA) e João Ferreira (CAB), regressados da Hungria onde tiveram prestações de grande valor na ronda inaugural da Taça do Mundo 2015. No setor feminino, Susana Pontes (COC) é, ainda e sempre, a mais forte candidata a fazer o “hat-trick”, revalidando os seus títulos de Sprint e de Distância Média e partindo ao assalto do título de Distância Longa que se encontra na posse de Ana Filipa Silva (CPOC). Uma última nota para um ilustre que marcará presença no Algarve, seguramente a pensar já nos Europeus do próximo mês de Junho: Pekka Niemi, finlandês, vice-campeão Europeu de Distância Média e atual 9º classificado do ranking mundial, é cabeça de cartaz num fim de semana a prometer muitas e boas pedaladas orientadas. Saiba tudo em http://www.bttloule.com/index.php/noticias/20-promocao-eventos/1769-iii-ori-btt-de-loule-16-e-17-de-maio-2015.html.


2. Realiza-se no próximo Domingo o Barcelos City Race, prova com a assinatura organizativa dos Amigos da Montanha e que traz pela primeira vez a Barcelos a Orientação em formato urbano sem esse vínculo corrente à distância de Sprint. Terceira etapa do Portugal City Race, depois de Braga e Vila do Conde, a prova tem como ponto de partida e de chegada o Campo da Feira, em Barcelos, pelas 10h00. Correr pela cidade, de mapa e bússola na mão, é o desafio lançado a todos, de maior ou menor idade, com mais ou menos conhecimentos da modalidade, individualmente ou em grupo. Para os mais curiosos - e menos competitivos (?) -, haverá igualmente um percurso turístico, visitando as réplicas, em grande formato, de figuras de olaria que integram a Rota do Figurado Barcelense. Durante a tarde de sábado, dia 16 de maio, no Parque da Cidade, haverá lugar a uma prova de Supersprint sem carácter competitivo, com formadores disponíveis para facilitar um primeiro contacto com a modalidade. A organização informa, contudo, que esta prova de Sábado apenas se realizará “se houver número de inscritos que o justifique”, sem adiantar mais pormenores. Informações e inscrições em http://www.amigosdamontanha.com/_barcelos_city_race.


3. Encontra-se já publicado o Informativo Ori-MB nº 15 (março/abril) com um grande destaque dado ao processo de apuramento da seleção militar de Orientação que representará o Brasil nos Mundiais Militares do CISM, a realizar em Mungyeong, na Coreia do Sul, de 02 a 11 de Outubro próximos. O leque de atletas selecionados no setor masculino é o seguinte: Sidnaldo Farias Sousa, Leandro Pereira Pasturiza, Ironir Alberto Ev, Juscelino Alencar Karnikowski, Claudinei Nitsch, Juliano Pereira Pasturiza e Ronaldo Castelo. No setor feminino, as quatro atletas apuradas são: Leticia Saltori, Tânia Maria Jesus de Carvalho, Mirian Ferraz Pasturiza e Franciely de Siqueira Chiles. Mas o Informativo é muito mais do que isto e as primeiras grandes competições da temporada não são esquecidas, nomeadamente o Troféu Sudeste de Orientação, a primeira etapa do CamBOr e o Portugal O' Meeting. Destaque ainda para uma excelente entrevista com Denise Paiva Lucas Campos e para muitas curiosidades e passatempos. A não perder em http://www.forj.org.br/sites/default/files/INFO%20ORI%2015%20ABRIL.pdf.


4. Responsável pela organização do III Campeonato Nacional de PreO, o Clube de Orientação de Viseu – Natura acaba de lançar a página do evento em http://www.cnpreo2015.coviseu-natura.pt/. Ali podemos ler que “o novo campeão nacional de Orientação de Precisão será encontrado na manhã de dia 14 de junho, sendo que fica reservada para a parte da tarde uma inovação em Portugal: uma estafeta de Orientação de Precisão.” Disputado na semana anterior à partida da seleção nacional de TrailO para os Mundiais da Croácia, o Campeonato Nacional de PreO 2015 irá juntar todos os grandes nomes da nossa Orientação, para uma jornada que se antevê de grande qualidade técnica em terrenos de eleição, no Parque Florestal do Crasto, a norte da bela cidade de Viseu. Ainda incompleta, a informação técnica vai adiantando que o traçado tem um conjunto de 20 pontos e uma distância de 2000 metros, mas o Orientovar está em condições de afirmar que o percurso só no próximo sábado deverá estar fechado, aquando da segunda visita de supervisão ao terreno de prova. Entretanto, não deixe de acompanhar os desenvolvimentos e seja o primeiro a inscrever-se em http://www.orioasis.pt/oasis/events.php?action=event_view_info&eventid=1568.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: