segunda-feira, 18 de maio de 2015

Campeonatos Nacionais de Orientação em BTT 2015: Susana Pontes imparável!



Confirmando o seu total favoritismo, Susana Pontes foi a grande figura dos Nacionais de Orientação em BTT 2015, juntando mais três títulos ao seu vastíssimo currículo. Nos homens, a distribuição dos títulos não poderia ter sido mais adequada, com Carlos Simões, João Ferreira e Daniel Marques a repartirem entre si a primazia.


Numa altura em que Portugal se prepara para ser, por uma semana, o epicentro da Orientação em BTT Mundial – os Campeonatos da Europa têm lugar em Idanha-a-Nova, de 07 a 13 de Junho próximos -, Loulé foi palco este fim de semana dos Campeonatos Nacionais 2015 desta intensa e desafiante disciplina. Integrando o III Ori-BTT de Loulé, os Campeonatos Nacionais de Orientação em BTT 2015 foram organizados pelo Club BTT Terra de Loulé, Câmara Municipal de Loulé e Federação Portuguesa de Orientação e contaram com a participação de 88 atletas.

A luta pelos títulos de Distância Média tomou conta da manhã do primeiro dia e teve lugar num mapa extraordinariamente detalhado, tornando a prova num verdadeiro quebra-cabeças e elevando o desafio técnico a níveis de grandeza superior, pouco habituais no nosso país. Correndo extra-competição, o finlandês Pekka Niemi mostrou o porquê de ser o 9º classificado do ranking mundial e triunfou com o fantástico tempo de 44:12 para 11,5 km de prova. O melhor português foi João Ferreira (CAB), com o tempo de 50:13, conquistando assim o seu primeiro título nacional no escalão de Elite. Um título merecido para um atleta ainda muito jovem e que irá funcionar, seguramente, como uma motivação acrescida para esse embate fortíssimo chamado Campeonato da Europa.


Títulos para todos os gostos

Ainda não refeito das emoções da manhã, João Ferreira lançou-se à conquista do título de Sprint e da tão desejada “dobradinha”. Mas decerto não estaria à espera dum Carlos Simões (COALA) de raça, que deitou para trás das costas a veterania e se empenhou “com unhas e dentes” na intenção de contrariar os objetivos do seu adversário. No final, apenas seis segundos separaram os dois contendores, com Simões a ser o mais forte e a chegar ao segundo título nacional da sua carreira, depois de no ano transato se ter sagrado Campeão Nacional de Distância Média. Para o derradeiro dia estava guardado o título mais apetecido e esse viria a pertencer a Daniel Marques. Uma prova perfeita no desordenado território do concelho louletano valeu-lhe um título particularmente saudado - o 9º da sua carreira e o 7º de Distância Longa -, após seis anos de jejum a separá-lo da última conquista, nos Nacionais de Ourém, organizados pelo CAOS e disputados no três primeiros dias de maio de 2009.

No setor feminino, Susana Pontes (COC) conquistou os três titulos nacionais em disputa, ante a tímida oposição de Ana Filipa Silva (CPOC), segunda classificada nas três provas disputadas. Susana Pontes vai na sua 13ª temporada consecutiva de domínio absoluto do panorama “velocipedico-orientístico” português, juntando assim mais três medalhas ao seu vasto pecúlio, num “pleno” que já não alcançava desde a época de 2006/2007. Quanto aos restantes escalões, uma referência especial para Mário Duarte (ADFA) e para os três títulos conquistados, bem como para Alice Silva (ADFA) e Joaquim Patrício (CN Alvito), campeões nacionais de Distância Longa, 16 anos depois de terem gravado a ouro os seus nomes no Livro de Honra dos Campeonatos Nacionais de Orientação em BTT, nesta mesma Distância (na altura designada por Clássica) e naquela que foi a sua edição inaugural.


Campeões Nacionais de Orientação em BTT 2015

Distância Média
H/D Elite – João Ferreira (CAB) e Susana Pontes (COC)
H/D15 – João Miguel Fernandes (BTT Loulé/BPI) e Catarina Costa (BTT Loulé/BPI)
H/D17 – Duarte Lourenço (BTT Loulé/BPI) e Sofia Gomes (BTT Loulé/BPI)
H/D20 – Diogo Barradas (CPOC) e Ana Margarida Rocha (ADFA)
H/D40 – Francisco Moura (Montes e Vales) e Alice Silva (ADFA)
H/D50 – Mário Duarte (ADFA) e Margarida Gonçalves Novo (CN Alvito)
H60 – Armando Santos (COALA)

Sprint
H/D Elite – Carlos Simões (COALA) e Susana Pontes (COC)
H/D15 – João Miguel Fernandes (BTT Loulé/BPI) e Catarina Costa (BTT Loulé/BPI)
H/D17 – José Dores (CN Alvito) e Marisa Costa (COA)
H/D20 – Diogo Barradas (CPOC) e Ana Margarida Rocha (ADFA)
H/D40 – Rui Botão (COC) e Elisabete Dinis (ADM Ori-Mondego)
H/D50 – Mário Duarte (ADFA) e Luísa Mateus (COC)
H60 – Jorge Santos (COALA)

Distância Longa
H/D Elite – Daniel Marques (COC) e Susana Pontes (COC)
H/D15 – João Miguel Fernandes (BTT Loulé/BPI) e Catarina Costa (BTT Loulé/BPI)
H/D17 – Duarte Lourenço (BTT Loulé/BPI) e Marisa Costa (COA)
H/D20 – João Fernandes (BTT Loulé/BPI) e Ana Margarida Rocha (ADFA)
H/D40 – Francisco Moura (Montes e Vales) e Alice Silva (ADFA)
H/D50 – Mário Duarte (ADFA) e Luísa Mateus (COC)
H60 – Joaquim Patrício (CN Alvito)

Informações e resultados completos em http://www.bttloule.com/.

[Foto: Jorge Santos]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: