quinta-feira, 28 de maio de 2015

Campeonatos Nacionais de Distância Média e de Estafetas 2015: Tiago Romão e Mariana Moreira em grande destaque



Ao renovarem os títulos de Distância Média no escalão Elite, Tiago Romão e Mariana Moreira foram as grandes figuras dos Campeonatos Nacionais que este ano tiveram lugar no Bussaco. Os dois atletas voltaram a estar em destaque na competição de Estafetas, integrando as equipas campeãs nacionais, GafanhOri e CPOC, respectivamente.


Quatro semanas volvidas sobre os Nacionais de Sprint e de Distância Longa, disputados em Gouveia, o concelho da Mealhada acolheu os Campeonatos Nacionais de Distância Média e de Estafetas, num evento que recebeu a designação de Bairrada O’ Meeting 2015. A organização esteve a cargo do Clube de Aventura da Bairrada, numa parceria com a freguesia do Luso e Vacariça, Município da Mealhada, Fundação Mata do Bussaco e Federação Portuguesa de Orientação, chamando às idílicas paragens do Bussaco e do Luso meio milhar de participantes para dois dias de intensa e desafiante competição.

O Campeonato Nacional de Distância Média levou os atletas até à Mata do Bussaco, onde o declive e a riqueza de elementos constituiram desafios de grandeza superior, colocando à prova as qualidades técnicas e a capacidade física dos competidores. No escalão de Elite masculina, Tiago Romão (GafanhOri) foi o mais rápido, concluindo o seu percurso na distância de 4,8 km em 44:54 e revalidando o título nacional. Pedro Nogueira (ADFA) e Tiago Gingão Leal (GD4C) ocuparam as posições imediatas, com mais 1:42 e 4:03, respectivamente, em relação ao vencedor. Na Elite feminina assistiu-se a uma vitória folgada de Mariana Moreira (CPOC) em 46:27 para 3,9 km de prova, renovando também ela o título nacional de Distância Média. Carolina Delgado (GD4C) concluiu na segunda posição, a distantes 5:58 da vencedora, enquanto o terceiro lugar coube a Patrícia Casalinho (COC), com o tempo de 56:35. Globalmente, a ADFA foi a grande vencedora do dia, arrecadando cinco títulos nacionais, contra quatro títulos do Ori-Estarreja e outros tantos do COC.

Dedicado à festa das Estafetas, o segundo dia de provas mostrou uma enorme supremacia das equipas vencedoras ante os seus mais diretos adversários. No sector masculino começou melhor o GD4C, com Tiago Gingão Leal a ganhar substantiva vantagem sobre os restantes concorrentes, mas rapidamente Tiago Martins Aires inverteu o rumo dos acontecimentos, lançando o GafanhOri para o derradeiro percurso com uma vantagem superior a oito minutos ante o conjunto matosinhense. Tiago Romão esteve uma vez mais irrepreensível, levando os “gafanhotos” à vitória com o tempo total de 2:12:00 e uma vantagem de 17:13 (!) sobre o segundo classificado, que acabou por ser a ADFA. O GD4C fechou o pódio com o tempo de 2:32:21. Na Elite feminina, Vera Alvarez e Mariana Moreira arrecadaram para o CPOC significativas vantagens nos respetivos percursos, o que permitiu compensar algum tempo perdido pela jovem Beatriz Moreira. No final, a turma de Oeiras registou um tempo de 2:34:34, enquanto o GD4C concluiu na segunda posição com o tempo de 2:49:33 e o COC foi terceiro classificado a 29:19 das vencedoras. A ADFA voltou a ser o clube mais ganhador, conquistando quatro títulos nacionais - tantos quantos o COC -, aos quais somou quatro títulos de vice-campeão nacional, contra duas medalhas de prata da turma leiriense. Com dois títulos nacionais de Estafetas, o Ori-Estarreja secundou as turmas anteriores.


[Foto: Antonio Silva / plus.google.com]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: