segunda-feira, 11 de maio de 2015

Campeonato Ibérico Feminino 2015: Mariana Moreira faz "hat-trick" em Pontevedra



Ao levar de vencida os três títulos em disputa no escalão de Elite, Mariana Moreira foi a grande figura do XXIII Campeonato Ibérico Feminino de Orientação Pedestre. Levado a cabo em Pontevedra, por altura do 25º aniversário do Clube Aromon, o evento proporcionou dois dias de extraordinária competição e salutar convívio, juntando seis centenas de participantes de um e do outro lado da fronteira.


Pontevedra, na vizinha Espanha, foi palco este fim de semana do Campeonato Ibérico Feminino de Orientação Pedestre 2015. Organizado pelo clube AROMON – Montañeiros de Pontevedra – A Roelo, em parceria com a Federação Espanhola de Orientação, Federação Galega de Orientação, Federação Portuguesa de Orientação e Conselho Superior dos Desportos de Espanha, o Troféu PONTEaORIENTAR 2015 pontuou igualmente para a Liga Espanhola e Taça de Portugal de Orientação Pedestre 2015. Pena foi que a maioria dos nomes grandes da Orientação dos dois países tenha optado por dirigir as suas atenções e interesses para a Tiomila, na Suécia, naquilo que não deixa de constituir um aviso às Federações nacionais, na altura de programarem as suas competições internas de maior nível. Mas nem por isso o evento perdeu o seu interesse, encerrando momentos de enorme emoção e qualidade, numa paisagem de sonho a cheirar a Verão.

A competição teve o seu início com uma prova de Distância Média particularmente desnivelada e dura, disputada no mapa de Ermelo, e na qual Mariana Moreira (CPOC) evidenciou desde logo enorme supremacia, completando os 4,1 km do se percurso em 59:05 (!) contra 1:02:58 de Laura Lopez Garcia (Lorca-O Murcia) e 1:09:38 de Vera Alvarez (CPOC), segunda e terceira classificadas, respetivamente. Superioridade que se estendeu à prova de Sprint, disputada da parte da tarde em plena cidade de Pontevedra e na qual a atleta portuguesa “bisou” a subida ao lugar mais alto do pódio com um tempo de 25:03. No conjunto dos 15 títulos ibéricos distribuídos no primeiro dia, portuguesas e espanholas seguiam quase de mãos dadas, com oito vitórias lusas contra sete triunfos de “nuestras hermanas”.


Espanha melhor no último dia

Disputada no mapa de Nerga-Donón, a etapa de Distância Longa que encerrou o programa voltou a constituir um enorme desafio técnico e físico, com os seus 9,0 km e 405 metros de desnível a serem superados por Mariana Moreira em 1:42:36. Só 7:51 mais tarde Jara Gracia Zafra (Wakhan Huesca) logrou completar o seu percurso, alcançando a segunda posição. O terceiro lugar coube a outra atleta espanhola, Laura Lopez Garcia, com mais 19:04 (!) que Mariana Moreira. A Espanha alcançou seis títulos ibéricos nesta etapa, cabendo os restantes títulos às portuguesas Luisa Mateus (COC) em D45, Margarida Rocha (GD4C) em D55 e Maria São João (CLAC) em D60. As duas últimas atletas referidas “bisaram”, após os títulos alcançados na etapa de Distância Média do primeiro dia.

Entretanto, o somatório de tempos gastos nas etapas de Distância Média e de Distância Longa permitiu encontrar os vencedores do Troféu PONTEaORIENTAR 2015, nos 26 escalões em disputa. Aqui a vantagem da Espanha foi mais notória, com 15 triunfos, pertencendo os restantes triunfos a Beatriz Sanguino (CPOC) em D18, Mariana Moreira (CPOC) em DElite, Susana Pontes (COC) em D35A, Luisa Mateus (COC) em D45, Margarida Rocha (GD4C) em D55, Maria São João (CLAC) em D60, João Bernardino (COC) em H18, José Fernandes (.COM) em H55, Vítor Rodrigues (CPOC) em H60, João Rodrigues (COV – Natura) em H65 e Armandino Cramez (Ori-Estarreja) em H70. Resultados completos e demais informações em http://aromon.es/2015/.


Campeões Ibéricos Femininos 2015

Distância Média | 09 maio
D16 – Carina Cotovio (COC)
D18 – Beatriz Sanguino (CPOC)
D20 – Yevheniya Chystyakova (Maximus Madrid)
DElite – Mariana Moreira (CPOC)
D35 – Susana Pontes (COC)
D40 – Pilar Veiga Barbazan (USC La Coruña)
D45 – Silvia Saoner Arevalo (Imperdible Madrid)
D50 – Alfonsa Corrochano Galan (Manzanares Ciudad Real)
D55 – Margarida Rocha (GD4C)
D60 – Maria São João (CLAC)

Sprint | 09 maio
D16 – Henar Bores Escudero (ORCA Palencia)
D20 – Yara Bores Escudero (ORCA Palencia)
DElite – Mariana Moreira (CPOC)
D35 – Anna Amigo Bertran (COC Barcelona)
D50 – Aida Correia (GD4C)

Distância Longa | 10 maio
D16 – Sara Ricoy Rajoy (Aromon Pontevedra)
D18 – Elena Marti Barclay (UNDI-O Cadiz)
D20 - Yevheniya Chystyakova (Maximus Madrid)
DElite – Mariana Moreira (CPOC)
D35 – Ana Varela Yañez (Brigantia La Coruña)
D40 – Marian Roldan Pareja (COMA Malaga)
D45 – Luísa Mateus (COC)
D50 – Rosa Pernas (USC La Coruña)
D55 – Margarida Rocha (GD4C)
D60 – Maria São João (CLAC)

[Foto: Grupo Desportivo Quatro Caminhos / facebook.com/gd4caminhos]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: