terça-feira, 26 de maio de 2015

Campeonato da Europa de Orientação em BTT 2015: Pekka Niemi (Finlândia)




Nome: Pekka Niemi
Idade: 24
Vive em: Sastamala, Finlândia
Profissão e grau de escolaridade: Estudante, Engenharia Eletrotécnica.
Anos de prática desportiva: Cerca de 17 anos
Anos de Orientação em BTT: 10 anos.
O que a levou a iniciar-se na Orientação em BTT: O gosto pela Orientação e, ao mesmo tempo, pela velocidade que se atinge em cima duma bicicleta.
Posição atual no ranking de Orientação em BTT da IOF: 9º lugar
Posição atual na Taça do Mundo de Orientação em BTT 2015: 10º lugar



Qual a melhor recordação na Orientação em BTT até ao momento?
- Tenho muitos bons momentos. O Campeonato do Mundo de Juniores em Portugal, em 2010, é um deles. Nos últimos anos, o melhor momento foi ter vencido a Distância Longa Mass Start da Taça do Mundo, na Dinamarca.

Onde vai buscar a inspiração?
- Não é fácil responder a essa questão. Eu aprecio a BTT e a parte da orientação constitui um desafio acrescido. É muito interessante perceber de que forma o meu corpo reage a diferentes tipos de treino.

Quer mencionar um ou dois aspetos do treino que são as chaves do seu sucesso?
- Eu faço BTT em ritmo aeróbio. Acredito neste método de treino embora pense que os treinos de força sejam também importantes.

Quais são as suas metas para os Campeonatos Europeus, em Portugal?
- Apenas quero estar em boa forma física e fazer uma boa orientação.

Qual é o seu maior desafio na competição, e como pretende gerir isso?
- Opções de itinerário. Neste preciso momento é isso que estou a treinar em Portugal.

Qual será a sua maior conquista nesta temporada?
- Conseguir fazer um pouco melhor do que fiz na época passada. Quero aprender a programar muito melhor os meus picos de forma, seria algo realmente muito importante para mim.

[Foto: Elina Erkkilä]

Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: