quarta-feira, 22 de abril de 2015

V Meeting de Orientação de Gouveia: Serra da Estrela acolhe Nacionais de Sprint e de Distância Longa



A Orientação Pedestre portuguesa prepara-se para mais uma grande jornada com a disputa dos primeiros títulos da presente temporada. Chamando a Gouveia todos os nossos maiores valores, os Campeonatos Nacionais de Sprint e de Distância Longa constituem os momentos altos dum programa recheado de motivos de interesse e que inclui, ainda, uma etapa de Orientação de Precisão.


Sejam bem-vindos ao V Meeting de Orientação de Gouveia, evento pontuável para a Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre 2015, e que irá englobar os Campeonatos Nacionais de Distância Longa, os Campeonatos Nacionais de Sprint e uma etapa da Taça de Portugal de Orientação de Precisão Invacare 2015. É o regresso do CPOC ao coração da Serra da Estrela, de novo numa parceria com a Câmara Municipal de Gouveia, depois da organização do Portugal O'Meeting da temporada passada.

A prova realiza-se já no próximo fim-de-semana com um sábado bastante preenchido no sopé da Serra, começando com a primeira manga de sprint em Gouveia, seguindo-se a etapa de Orientação de Precisão no Arcozelo e terminando com a decisiva manga de sprint no Parque da Senhora dos Verdes. No domingo, será dia de subir a Serra e de ir para o Vale do Rossim disputar a edição 2015 do Campeonato Nacional de Distância Longa.

Partindo em defesa dos títulos de Sprint alcançados em Penedono no ano transacto, Miguel Reis e Silva (CMo Funchal) e Patrícia Casalinho (COC) sabem que irão encontrar tudo menos facilidades. A concorrência é forte e numerosa e o equilíbrio vai ser, seguramente, a nota dominante. O mesmo se aplica ao Campeonato Nacional de Distância Longa, o qual contará na partida com o detentor do título masculino, Tiago Gingão Leal (GD4C), e com Mariana Moreira, a vencedora em 2014, ausente por razões que se prendem com a organização do evento.

Também a etapa de Orientação de Precisão promete enorme luta, numa prova com selo de qualidade garantido. Luís Gonçalves assina o traçado de percursos e na lista de inscritos podem ver-se todos os grandes nomes desta disciplina em Portugal. Sem favoritos à partida, a etapa do Arcozelo oferece o desafio extra de abrir caminho a dois atletas na Classe Aberta e a um na Classe Paralímpica rumo à Croácia e aos Campeonatos do Mundo WTOC 2015, juntando-se aos já apurados Luís Gonçalves e Inês Domingues.



Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: