sábado, 18 de abril de 2015

Taça de Portugal de Orientação Adaptada 2015: "Hat-trick" de Raquel Cerqueira



Vila do Conde assistiu na manhã de hoje às vitórias de Bruno Cardoso e Raquel Cerqueira na terceira etapa da Taça de Portugal de Orientação Adaptada 2015. Integrada no Vila do Conde City Race, a prova constituiu um grande momento de desporto inclusivo, no qual tomaram parte mais de três dezenas de atletas.


Prosseguiu em Vila do Conde a Taça de Portugal de Orientação Adaptada 2015. Momento destacado do Vila do Conde City Race, organizado pelos atletas do Desporto Escolar de Orientação da Escola Básica de Júlio-Saúl Dias e pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, com os apoios da Câmara Municipal de Vila do Conde, Federação Portuguesa de Orientação, Associação Nacional do Desporto para a Deficiência Intelectual – ANDDI Portugal e Instituto Português do Desporto e da Juventude, a prova contou com a participação de 33 atletas, repartidos pelas vertentes de Orientação Adaptada e Atividade Adaptada.

No setor masculino, os vencedores das duas etapas anteriores travaram entre si intenso duelo pela vitória. Vencedor da primeira etapa, em Miramar, Bruno Cardoso (Clube Gaia) soube aliar à velocidade de prova o acerto nas respostas a cada um dos dez pontos que constituíam o percurso, garantindo assim o lugar mais alto do pódio. Com igual número de respostas corretas, mas com um tempo de execução do percurso superior a 4 minutos em relação ao seu adversário direto, Vítor Pereira (Clube Gaia) foi o segundo classificado. A terceira posição coube a Horácio Ribeiro (Cercivar), levando desta forma, pela primeira vez na presente edição da Taça de Portugal, o nome da coletividade vareira ao pódio. Em dia “não”, Domingos Oliveira (Clube Gaia), o atleta que seguia no comando do ranking da Taça de Portugal de Orientação Adaptada 2015 à entrada para esta etapa, quedou-se pela 6ª posição com apenas 7 pontos.

No setor feminino, Raquel Cerqueira (Clube Gaia) fez aquilo que se pode designar por “hat-trick”, ao somar por vitórias as três participações na presente edição da Taça de Portugal de Orientação Adaptada. A atleta gaiense voltou a fazer uma prova limpa em 11:56, deixando atrás de si Maria de Lurdes Amador (Cercivar), que necessitou de 22:32 para concluir o seu percurso. Liliana Silva (Clube Gaia), com 9 pontos e 14:51 de tempo de prova, fechou o pódio. Em termos de ranking, Bruno Cardoso reassumiu a liderança do ranking mascukino enquanto Raquel Cerqueira é agora mais primeira no ranking feminino, estando a uma vitória apenas de se tornar a grande vencedora da Taça de Potugal 2015. A concluir, uma referência para a 4ª etapa, a qual terá lugar no dia 01 de maio, pelas 10h00, no espaço envolvente do Pavilhão Multi-Usos de Gondomar.


Resultados

Masculinos
1. Bruno Cardoso (Clube Gaia) 10 pontos (09:23)
2. Vitor Pereira (Clube Gaia) 10 pontos (13:33)
3. Horácio Ribeiro (Cercivar) 10 pontos (20:04)
4. João Encarnação (Clube Gaia) 9 pontos (12:58)
5. José Silva (Cercivar) 9 pontos (16:55)
6. Domingos Oliveira (Clube Gaia) 7 pontos (10:37)
7. João Faure (Clube Gaia) 6 pontos (16:10)
8. David Marques (Cercivar) 3 pontos (11:21)
9. Álvaro Pinho (Cercivar) 3 pontos (16:24)

Femininos
1. Raquel Cerqueira (Clube Gaia) 10 pontos (11:56)
2. Lurdes Amador (Cercivar) 10 pontos (22:32)
3. Liliana Silva (Clube Gaia) 9 pontos (14:51)
4. Cristina Soares (Clube Gaia) 8 pontos (21:23)
5. Andreia Rodrigues (Cercivar) 8 pontos (30:27)


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: