sexta-feira, 3 de abril de 2015

Running Magazine: Edição de Abril dedica espaço à Orientação de Precisão



“Na orientação, o silêncio é de ouro, a rapidez de prata e a concentração sensata”. Assim começa a crónica de Rute Barbedo no espaço que a edição de Abril da Running Magazine consagra à Orientação de Precisão. Um artigo que revela uma enorme sensibilidade na escrita e que demonstra que a autora aprendeu bem a lição e quis partilhá-la da melhor forma.


“Trail Orienteering”. O termo em inglês para “Orientação de Precisão” terá funcionado como um mal entendido. A Running Magazine é uma revista que dedica a maior parte do seu espaço às corridas e, em particular, a esse fenómeno chamado Trail Running. Daí que a primeira metade do termo possa ter despertado uma certa curiosidade. Desfeito o equívoco, porém, rapidamente se percebeu que a coisa caía “como sopa no mel”. É que a Revista dedica igualmente um espaço ao Desporto Adaptado e – porque não? - abraçou o desafio de vir conhecer esta disciplina, elegendo o Invacare PreO, a jornada inclusiva do Portugal O' Meeting 2015, como o momento mais oportuno para o fazer.

O resultado pode ser visto agora nas páginas 40 e 41 da Revista, num artigo intitulado “As Dunas dos Orientados”, com assinatura de Rute Barbedo e fotografias de Paulo Jorge Magalhães. Nele se constatam verdades absolutas - “uns em cadeira de rodas, outros sobre o seu próprio pé, todos ao mesmo tempo, cenário que faz deste desporto um dos mais igualitários de sempre” -, se revelam pormenores, se destacam códigos e se dá a palavra aos competidores. Ana Paula Marques, 42 anos, avança que a Orientação de Precisão “é um desporto que nunca tinha feito e que é bom para a cabeça, bom para tudo”, pode ler-se.

“Poderia ser um grupo de curiosos à procura do lince ibérico nas dunas de Vagos, mas não. De lince, só mesmo os olhos dos atletas postos no imenso pinhal à borda da estrada. Tentam encontrar na floresta as balizas e pontos desenhados nos mapas que têm em mãos.” Tudo para ler em https://www.yumpu.com/pt/document/fullscreen/37967001/running-n-6.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: