domingo, 19 de abril de 2015

Mundiais ISF 2015: Turquia acolhe os Campeonatos de Orientação de Desporto Escolar



Começa amanhã em Antalya (Turquia), a 16ª edição dos Campeonatos do Mundo de Orientação de Desporto Escolar ISF 2015. Depois duma viagem longa e recheada de peripécias e dum domingo marcado pela Cerimónia de Abertura no lindíssimo anfiteatro de Tekirova, o tempo faz-se agora de esperança, enquanto se aguarda o início da prova de Distância Longa.


Constituída por cinco dirigentes e vinte atletas, já se encontra na Turquia a comitiva portuguesa que, de amanhã e até à próxima quinta feira, disputará o Campeonato do Mundo de Orientação de Desporto Escolar 2015. O nosso país apresenta-se nestes Campeonatos representado por quatro equipas que agrupam praticamente todos os grandes nomes da jovem orientação portuguesa, transportando consigo um título mundial e dois títulos de vice-campeão do Mundo individuais e ainda um título coletivo de Campeão do Mundo, alcançados na última edição dos Campeonatos (Portugal, 2013). De sublinhar que o nosso país é, a par da Suécia e da Letónia, o único que alcançou coletivamente uma medalha em todas as edições dos Campeonatos do Mundo de Orientação de Desporto Escolar, desde 2002. E porque a tradição ainda é o que era, na mente de todos estarão, certamente, mais prestações de grande nível e, naturalmente, mais medalhas.

O dia de ontem foi dia de viagem… e bem longo. Depois de uma concentração às 08h30 no aeroporto da Portela, em Lisboa, onde se fez uma pequena reunião geral inicial e foram distribuídos equipamentos oficiais à comitiva, seguiu-se o embarque e uma excelente viagem até Istambul. E foi a partir daí que as coisas se complicaram, como relata o Professor Ricardo Chumbinho: “Aquilo que era uma escala com, previsivelmente, muito tempo livre para ensaiar a apresentação na Festa das Nações, descansar, comer, fazer algum trabalho técnico, etc., transformou-se num corrida contra o tempo. Uma fila interminável para chegar ao controlo de passaportes, procedimentos nem sempre muito diligentes por parte dos controladores, forte confusão no atendimento no local onde jantámos e duas alterações às portas de embarque divulgadas, fizeram com que tenhamos chegado ao embarque já para lá da hora prevista e sem que tenhamos tido qualquer tempo livre entretanto.”

Novo atraso significativo no embarque por parte da Companhia Aérea, a necessidade de proceder a algumas reclamações no aeroporto de Antalya à chegada por danos em diversas malas, um trajecto de cerca de uma hora em autocarro até ao Hotel e a necessidade de retificar a distribuição dos alojamentos, fizeram com que os atletas não tenham recolhido aos respetivos quartos para o merecido e necessário descanso antes das … 3 da manhã! “Apesar de tudo a moral da representação nacional manteve-se em alta e a boa disposição foi uma constante”, refere aquele responsável.


Tudo a postos!

Hoje foi dia de Model Event e teve igualmente lugar a Cerimónia de Abertura, num belíssimo anfiteatro ao ar livre na cidade de Kemer, um dos locais turísticos por excelência desta belíssima região da Turquia. Foi uma cerimónia interessante, com algumas exibições de folclore turco bastante animadas e em que o colorido das diversas comitivas e o entusiasmo habitual dos jovens fez o resto”, comenta o professor Ricardo Chumbinho. Do dia de hoje vem ainda a reunião da comitiva de preparação para a prova de Distância Longa e para além de uma análise minuciosa do model event e do contributo que este pode ter dado para a prova, foram detalhadamente abordados todos os aspetos relacionados com a cartografia, percursos e outros, que foi possível perspetivar e prever a partir das informações disponíveis. Quanto à prova de Distância Longa que preenche o programa do primeiro dia de competições, terá lugar em Tekirova a partir das 10h00 de amanhã (08h00 em Portugal).

Aproveitamos para relembrar a constituição das Equipas nacionais, as quais competirão apenas no escalão M1/W1 (nascidos em 1997-1999). Capitaneado pela Professora Avelina Alvarez, o Agrupamento de Escolas Monte da Lua, de Sintra, é o representante português em Equipa Escola Feminina, com as seguintes alunas: Helena Vilela, Beatriz Moreira, Rita Albuquerque, Beatriz Sanguino e Débora Swinke. A Equipa de Escola Masculina que seguiu para Antalya é a do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, de Braga, comandada pela Professora Ana Paula Serra Campos e composta pelos alunos João Novo, João Gomes, Ernesto Martins, João Magalhães e Leonardo Ramalho. Quanto à Equipa Seleção Feminina, é comandada pelo Professor Bruno Nazário e formada pelas alunas Patrícia Romão (ES Pinhal Novo), Verónica Fradique (EBI Apúlia), Helena Lima (EB2,3 Baixo Neiva), Maria Portela (ES Carlos Amarante) e Carolina Caroço (ES Pinhal Novo). Finalmente, o Professor Ricardo Chumbinho é o responsável pela Equipa Seleção Masculina, a qual apresenta a seguinte formação: Ricardo Esteves (ES Pinhal Novo), Bernardo Pereira (ES Palmela), João Bernardino (AE Marinha Grande Poente), Vasco Duarte (ES Pinhal Novo) e António Ferreira (AE Marinha Grande Poente).

[Foto: isfwsco2015 / instagram.com]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: