terça-feira, 21 de abril de 2015

Mundiais ISF 2015: Surpresa!



Com a Festa das Nações a dominar o programa deste dia intermédio dos Campeonatos do Mundo de Orientação de Desporto Escolar ISF 2015, o Orientovar partilha o relato duma manhã cultural intensa, recheada de momentos inesquecíveis.


Hoje foi um dia cujo programa se centrou, essencialmente, na emblemática Festa das Nações, a ter lugar ao ar livre nas instalações do Resort que acolhe as comitivas e que decorre ainda. Por conseguinte o resto do dia foi, na sua maioria, livre para os alunos. Como forma de aproveitar esta folga no programa, estava reservada uma surpresa preparada antecipadamente pela Coordenação Nacional do Desporto Escolar e que resultou de uma mensagem enviada ao Senhor Embaixador de Portugal na Turquia, informando da presença deste grupo de portugueses na região durante quase uma semana. De posse deste dado, o embaixador tomou a iniciativa de articular com a Senhora Cônsul em Antalya uma receção à comitiva, algo que se concretizou esta manhã.

Assim, logo após o pequeno-almoço, um minibus assegurado pelo Consulado aguardava a comitiva à porta do Hotel tendo Antalya como destino. Aqui, a comitiva portuguesa foi recebida pela Senhora Cônsul nas instalações do Consulado, tendo havido a oportunidade de trocar algumas impressões acompanhadas por um snack. Ficou-se a saber, por exemplo, que a comunidade portuguesa residente em Antalaya se resume a… 2 pessoas (!), entre o milhão de habitantes da cidade no inverno e dois milhões no verão.

Seguiu-se uma deslocação em autocarro para uma muito interessante visita guiada a pé à parte antiga da cidade, onde foi possível não apenas tomar contacto com a parte nova durante o trajeto, como percorrer as estreitas ruas cheias de história, atravessar mercados típicos e desfrutar de uma magnifica vista panorâmica do alto da cidade sobre a extensa baía banhada por esta parte do Mediterrâneo conhecida por Costa Turquesa, emoldurada pelas imponentes Montanhas Toros que emergem nas costas da cidade e cujos cumes se encontravam cobertos de neve. Destaque ainda, nesta visita, para o facto de sido permitida à comitiva a visita a uma mesquita o que, para muitos dos presentes, foi a primeira oportunidade que tiveram para tomar contacto direto com um templo da religião muçulmana e com os preceitos inerentes, como a necessidade de deixar os sapatos à porta e de as mulheres e raparigas cobrirem a cabeça para o que recorreram aos casacos de fato-de-treino.

Tratou-se de uma manhã de grande interesse naquele que é por muitos considerado o principal resort do Mediterrâneo e, por isso mesmo, também conhecida por Riviera Turca, fundada no segundo século antes de Cristo e por onde passaram Romanos, Bizantinos e Seljuceídas, antes de passar para o domínio Otomano.


[Fotos e informações gentilmente cedidas por Ricardo Chumbinho]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: