quinta-feira, 23 de abril de 2015

Mundiais ISF 2015: Fim de festa



O Friendship Team Event colocou um ponto final na 16ª edição dos Campeonatos do Mundo de Orientação de Desporto Escolar ISF 2015. Ainda que o caráter competitivo seja aqui relegado para segundo plano, é sempre bom ter honras de pódio e hoje Portugal conseguiu ter dois representantes seus nestas andanças: Bernardo Pereira e Bruno Nazário.


O Campeonato do Mundo de Orientação de Desporto Escolar ISF 2015 chegou ao fim. Hoje foi dia daquela que é, por muitos assim considerada, a principal prova distintiva do espírito ISF no programa: o Friendship Team Event, que teve lugar na cidade de Kemer, entre o Mediterrâneo e montanhas cobertas de neve. Trata-se de uma prova de escolha livre realizada por equipas de três elementos com composição mista sorteada pela organização, em que cada atleta tem que visitar um mínimo de 12 controlos para além dos três controlos obrigatórios. Os pontos obrigatórios devem ser controlados em simultâneo pelos três elementos da equipa, pelo que o FTE é, na sua vertente desportiva, essencialmente uma prova de estratégia em que ganha a equipa que melhor fizer a distribuição dos controlos pelos seus elementos e melhor definir a forma de abordar cada um dos pontos obrigatórios.

Mas o FTE é muito mais do isso. É, acima de tudo, um fantástico momento de convívio que começa logo aquando da divulgação da constituição das equipas com cada atleta a procurar os seus companheiros, continua na meia-hora seguinte à distribuição dos mapas com as equipas a definirem a sua estratégia, segue com a espetacular partida em massa de centenas de atletas em todas as direções, aproxima-se do final com a chegada em que os atletas de cada equipa têm que percorrer o trajeto desde o ultimo controlo até ao finish hand-by-hand e tem o seu epílogo com todo o período que se segue em que os atletas trocam camisolas, equipamentos e tudo o mais que puderem (e nesta particular “competição”, os portugueses são campeões do mundo por larga distancia).

Não tendo qualquer importância em termos competitivos, não deixa de ser agradável registar que a equipa que integrava o prof. Bruno Nazario, juntamente com a Ucraniana Olena Dotsenko e o Chinês Jieyuan Luo, alcançou o 2º lugar na competição para os adultos (treinadores, dirigentes e outros), e que o atleta Bernardo Pereira, em equipa com a atleta Letã Signe Sirma e a Escocesa Clare Stansfield alcançou o 3º lugar entre perto de 180 equipas. O prémio do azar vai, necessariamente, para o atleta João Novo, que já na fase final da sua prova embateu num obstáculo e teve que baixar ao hospital para uma pequena sutura na perna direita.

Ao final da tarde decorreram as cerimónias de entrega de prémios, encerramento e transmissão da bandeira ISF ao próximo país organizador, finalizando a noite com a tradicional e tão esperada pelos jovens, festa de despedida. Depois… sair do hotel às 04:00 (!) para uma viagem de autocarro até Antalya, voo doméstico até Istambul e voo internacional de regresso a Lisboa com chegada prevista para as 14:45 locais.

Toda a informação em www.isfwsco2015.org.

[Foto e detalhes deste última dia dos Campeonatos do Mundo gentilmente cedidos por Ricardo Chumbinho]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: