terça-feira, 21 de abril de 2015

Mundiais ISF 2015: Festa das Nações fecha dia intenso



Prossegue em Antalya a 16ª edição dos Campeonatos do Mundo de Orientação de Desporto Escolar ISF 2015. O dia de hoje foi iminentemente cultural, terminando com a muito esperada Festa das Nações.


Esta noite foi assinalada por um evento que é marca distintiva das competições ISF – a Festa das Nações. Trata-se de um momento de grande interação entre todos os participantes, que teve inicio com uma verdadeira feira em que cada país dispôs de uma mesa para expor e colocar à disposição de todos os outros, toda a variedade de produtos gastronómicos e promocionais oriundos das respetivas regiões: doces, enchidos, bolachas, bebidas, pães diversos, queijos, salgados, mel, etc., etc…. Como habitualmente, as centenas de participantes não se fizeram rogados em circular pelas bancas dos colegas e confraternizar entre si, ao mesmo tempo que degustavam os acepipes que iam encontrando.

Seguiu-se um período em que, no anfiteatro ao ar livre do resort, cada comitiva dispôs de algum tempo para exibir uma apresentação supostamente distintiva do respetivo país. Musica, danças e performances de natureza mais teatral, com ou sem indumentária típica, marcaram a generalidade das atuações. Os jovens portugueses, vestidos a rigor com trajos tradicionais e “capitaneados” pela Professora Avelina Alvarez, apresentaram uma excelente interpretação da dança tradicional “Tacão e Bico”. Outra das apresentações que muita curiosidade e entusiasmo despertou – como de resto é habitual! -, foi a da Nova Zelândia, que interpretou versões masculina e feminina do tradicional Haia, a dança guerreira de inspiração Maori que se destina a impressionar e intimidar os adversários ao mesmo tempo que motiva os neozelandeses.

Mas, como a competição é o principal motivo da presença destes jovens atletas em terras Otomanas, ainda antes do recolher houve lugar a uma reunião técnica para preparar a prova de Distancia Média que terá lugar amanhã em Beycik, com os primeiros atletas a partirem às 10h00 (08h00 em Portugal). Tudo para acompanhar em http://www.isfwsco2015.org/en/.

[Foto e informações gentilmente cedidas por Ricardo Chumbinho]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: