quarta-feira, 1 de abril de 2015

II Campeonato Nacional de TempO: No reino do "Depressa e Bem"!




O Parque da Cidade do Porto prepara-se para acolher o II Campeonato Nacional de TempO. Cuidadosamente preparado pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, o evento traz consigo um conjunto de novidades deveras interessantes, prometendo momentos únicos de desafio e diversão.


Depois de Cantanhede, em Maio do ano passado, cabe este ano ao Porto receber o Campeonato Nacional de TempO, naquela que é a sua segunda edição. Considerada genericamente como “o Sprint da Orientação de Precisão”, esta é uma vertente que exige do competidor máxima concentração, frieza de raciocínio e resposta pronta, ao encontro do princípio “depressa e bem”.

Emblema responsável pelo relançamento da Orientação de Precisão em Portugal, nos idos de 2009, o Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos é o responsável pela organização do evento, numa parceria com a Câmara Municipal do Porto, através da Porto Lazer, Federação Portuguesa de Orientação e Invacare Portugal. Agendado para o próximo dia 11 de Abril, com início previsto para as 11h30, o II Campeonato Nacional de TempO tem num primeiro momento a disputa da série Qualificatória, a qual é aberta a todos os competidores e pontuável para a Taça de Portugal de Orientação de Precisão Invacare 2015. A Qualificatória engloba cinco desafios em cada uma das seis estações que compõem o percurso. Os dez primeiros classificados nesta fase passarão à Final, a qual será disputada a partir das 15h00, num percurso composto por quatro estações, oferecendo cada uma delas cinco novos desafios. A última estação contempla um ponto de espectadores – uma novidade absoluta no nosso País – e os tempos da Fase Qualificatória acumulam com os tempos da Final. De referir ainda que outro dos aliciantes desta competição tem a ver com facto de os dois primeiros classificados garantirem automaticamente a sua presença no Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão WTOC 2015, que terá lugar de 22 a 28 de Junho, na Croácia.

Com as inscrições a estenderem-se até ao dia 8 de Abril, são 20 os atletas inscritos até ao momento. Entre os nomes mais sonantes, uma referência especial para a presença confirmada da Campeã Nacional em título, Inês Domingues (COC) e para Luís Gonçalves (CPOC), 9º classificado na vertente de TempO do último Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão WTOC 2014, disputado em Itália. Grigas Piteira (GafanhOri), Cláudio Tereso (ATV), Nuno Pires (Ori-Estarreja), Edgar Domingues (COC) e Ricardo Pinto (DAHP), o atleta português mais internacional nesta disciplina, são igualmente nomes a ter em conta no tocante às contas finais. A página da prova - http://www.gd4caminhos.com/events/camp-nac-temp-o – tem para oferecer um conjunto de informações deveras relevantes, nomeadamente um Manual de Procedimentos numa Estação de TempO [AQUI] e um vídeo que complementa esta informação e que pode ser visto clicando na imagem acima.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: