quinta-feira, 23 de abril de 2015

Duas ou três coisas que eu sei dela...



1. Em total contraciclo com uma tendência que se tem vindo a agravar nos últimos anos, eis que um blogue acaba de nascer. Chama-se “Tiago Gingão Leal” e o nome diz tudo: É a página pessoal do atual Campeão Nacional de Distância Longa e que deixa, na breve “carta de intenções”, a promessa de ir dando a ver a sua “preparação neste fantástico desporto que é a Orientação e também os resultados e análises das provas” nas quais vai tomando parte. Chamadas de atenção para as “boas sensações” que as prestações mais recentes produziram, links para notícias onde o seu nome é veiculado, uma ligeira biografia e um resumo dos seus principais feitos até ao momento são igualmente elementos que podem ser vistos em http://tiagogingaoleal.blogspot.pt/. Em inglês!


2. A Serra de Javalambre, a oeste de Valência, será palco no próximo fim de semana do Open Internacional de Orientação Villa de Titaguas / Troféu de Orientação das Universidades Europeias, em edição inaugural. Organizado pela Universidade de Valência e pelo clube S. D. Correcaminos, o evento conta com a aprovação da EUSA – Associação Europeia do Desporto Universitário e pontua igualmente para a Liga Espanhola. Do vasto programa destaca-se um sábado recheado de motivos de interesse, compreendendo uma etapa de Distância Longa da parte da manhã e etapas de Sprint e de Orientação de Precisão a partir das 17h00 (menos uma hora em Portugal). No domingo, derradeiro dia de provas, terá lugar a etapa de Distância Média, encerrando o evento com a Cerimónia de Entrega de Prémios agendada para o início da tarde. Saiba mais em http://www.orientaciontitaguas.com/en/.


3. José Angel Nieto Poblete, Vice-Presidente da Federação Espanhola de Orientação e responsável pelas Relações Internacionais daquele organismo, é uma das 32 personalidades concorrentes ao prémio“Ecos de Talento” na categoria “Desporto”. Projeto lançado pela Clear Channel Espanha, pela Escola de Marketing e Negócios ESIC e por uma série de grupos de comunicação, “Ecos de Talento” surge com o intuito de reconhecer publicamente todos aqueles que contribuem, a partir do anonimato, para melhorar a reputação, o desenvolvimento e a imagem de Espanha. A seu favor, José Angel Nieto Poblete tem, entre muitas outras coisas, o facto de ser responsável pelos projetos de introdução e desenvolvimento da Orientação no Brasil, Uruguai, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Equador, Costa Rica, Guatemala, Cuba, República Dominicana e Haiti. Para além dos cursos ministrados, contactos com a imprensa e encontros ao mais alto nível com governantes e instituições várias, José Angel Nieto Poblete elege como motivo de orgulho pelo seu trabalho o facto de a Orientação se encontrar nos planos de estudos universitários e nos programas dos jogos estudantis de muitos dos países citados. Premiar o esforço de José Angel Nieto Poblete é dar um voto de reconhecimento ao nosso desporto. Para votar, aceda a https://www.hechosdetalento.es/candidaturas/?1840 e... vote!


4. Mais de 200 atletas participam no próximo fim de semana nos Campeonatos Nacionais da Áustria de Orientação em BTT, que terão lugar em Blumau-Neurißhof. Pontuáveis para o Ranking Mundial e para as Ligas nacionais da Áustria, Eslováquia e Hungria, as etapas de Sprint e de Distância Longa recebem atletas da República Checa, Finlândia, Estados Unidos, França, Suiça, Roménia e Itália, para além dos três paises já mencionados. Entre os participantes, destaque para os nomes do finlandês Pekka Niemi, dos italianos Luca Dallavalle, Piero Turra e Laura Scaravonati, da suiça Maja Rothweiler, dos franceses Baptiste Fuchs, Yoann Garde e Hana Garde e dos checos Radek Laciga, Jan Lauerman, Marie Brezinova, Martina Tichovska e Martin Sevcik. Isto para além, naturalmente, da “eterna” Michaela Gigon, austríaca, a atleta mais “dourada” da história da Orientação em BTT mundial. Thomas Wieser, Supervisor Técnico da prova, refere: “Sempre sustentei que era preferível um número menor de eventos pontuáveis para o ranking mundial mas com mais competidores internacionais e maior qualidade no tocante aos atletas de referência. Esperamos poder oferecer um grande evento este fim de semana”. E acrescenta: “Tenham atenção ao estilo no próximo sábado – a televisão vai lá estar!”. Informações em http://www.hsvwrn-ol.at/mmxi/pages/index.php.


5. Anne Straube sagrou-se Campeã Britânica de Orientação de Precisão 2015. A prova teve lugar em New Beechenhurst and Brierley, no passado sábado, contando com a participação de 49 atletas, 15 dos quais na classe de Iniciação. Anne Straube conclui o seu percurso de 21 pontos de controlo com um total de 19 respostas correctas, resultado igualado por Scott Collier e Clive Allen. O desempate foi feito, naturalmente, com recurso ao tempo gasto nos pontos cronometrados e aí a atleta, de nacionalidade germânica, foi a mais certeira e rápida. Campeão Nacional em 2014 e um dos grandes favoritos à vitória nesta edição, John Kewley quedou-se pela 9ª posição com 17 pontos. Para os menos familiarizados com a Orientação de Precisão, refira-se que Anne Straube sagrou-se Campeã do Mundo de Orientação de Precisão em 2008, em Olomouc (República Checa) e é a atual coordenadora da Comissão de Atletas de Orientação de Precisão da Federação Internacional de Orientação. Para saber mais sobre os Campeonatos Britânicos de Orientação de Precisão 2015, visite a página do evento em http://www.boc2015.org.uk/page/results.


6. A Confederação Brasileira de Orientação parece estar em maus lençóis. Depois da forte contestação interna gerada em torno da reeleição de José Otávio Franco Dorneles, é agora a vez da Federação Internacional de Orientação apontar o dedo aos responsáveis pela Orientação no país irmão. Na ata da Reunião do Conselho, datada de 10-11 de Abril e presidida por Brian Porteous, a IOF exorta o Brasil a pagar a taxa devida pela realização naquele país do Campeonato do Mundo de Veteranos de Orientação Pedestre WMOC 2014. No capítulo 10 (Finanças) da ata, no seu ponto 10.1, pode ler-se que o Conselho da IOF pede ao Secretariado que contacte a Confederação Brasileira de Orientação, estendendo a 60 dias o prazo para regularização do montante em dívida. “Ultrapassado este prazo, o Conselho concorda com a suspensão de todos os direitos de membro, incluindo a participação nos Campeonatos do Mundo e outras atividades promovidas pela IOF”, pode ler-se na minuta. “Temos um momento importante para avaliar a situação da orientação brasileira e trabalharmos tanto a unisão dos orientistas quanto as medidas necessárias para que a nossa modalidade tenha um crescimento sustentável no cenário desportivo”, afirma António Carlos, ao mesmo tempo que lança o alerta no seu “Orientista em Rota” [AQUI]. A ata completa da mais recente Reunião do Conselho da Federação Internacional de Orientação pode ser lida em http://orienteering.org/wp-content/uploads/2013/02/Minutes-of-Council-meeting-174.pdf.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: